TREINAMENTO RESPIRATÓRIO EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN

Patrícia da Graça Silva de Souza

Resumo


A síndrome de Down é uma é uma síndrome de causa genética que acarreta em diferentes níveis de comprometimento no desenvolvimento físico e mental, dentre essas a função respiratória é uma das mais acometidas devido a hipotonia generalizada característica. (BERTHOLD, 2004). As pressões respiratórias dos indivíduos portadores de SD podem ser afetadas pelas diversas características que envolvem essa síndrome, podendo gerar fraqueza da musculatura respiratória, principalmente os abdominais observadas na diminuição da Pemax, que levariam como resultado a uma diminuição da eficácia da tosse, causando acúmulode secreções e o aparecimento de pneumonias (CASTOLDI et al., 2012). Objetivo: Este trabalho terá por objetivo identificar os efeitos de um protocolo de treinamento respiratório de 4 semanas em jovens síndrome de Down utilizando o aparelho de fluxo linear threshold. A amostra será selecionada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE da Cidade de Cachoeira do SUL-RS, os quais cumpram com os critérios de inclusão. Serão coletados dados antropométricos dos participantes, em sequência os mesmos serão submetidos a escala de qualidade de vida SF-36 a fim de verificar o escore de qualidade de vida; para avaliação da função respiratória e obtenção da PiMáx e PeMáx será realizado a manovacuometria; a seguir serão submetidos a o teste submáximo TC6. Após a coleta de dados, em um segundo momento, iniciará o treinamento respiratório com Threshold com carga inicial de 30% da carga máxima a partir das pressões expiratórias obtidas, passando para 50% da carga máxima após a segunda semana. Ao final das 4 semanas de treinamento todos os dados acima citados serão reavaliados.

Palavras-chave


Treinamento respiratório; Síndrome de Down; Fisioterapia respiratória.

Texto completo:

PDF

Referências


BERTHOLD, B. T. et al. Síndrome de Down: aspectos gerais e odontológicos. Revista Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v. 3, n. 2, p. 252-260, jul./dez. 2004.

CASTOLDI, A. et al. Avaliação da força muscular e capacidade respiratória em pacientes com Síndrome de Down após Bad Ragaz. Revista Neurociências, São Paulo, v. 20, n. 3, p.386-391, 2012.

DOULL I. Respiratory disorders in down’s syndrome: overview with

e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter; 1999.

GRANZOTTI, J. A. et al. Incidência de cardiopatias congênitas na Síndrome de Down. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 28-30, 1995.

J.PEREIRA S.G, Indicativos de resiliência familiar em famílias de crianças com síndrome de Down. Estud. psicol. (Campinas) vol.33 no.1 Campinas Jan./Mar.2015

MOREIRA, L. M. A.; EL-HANI, C. N.; GUSMÃO, F. A. F. A Síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 96-9, 2000.

SCHILDLOW, D.V.; SMITH, D.S. Doenças respiratórias em pediatria: diagnostico e tratamento. Rio de janeiro: Revinter, 2009.

Silva V.Z.M, Barros J.F, Azevedo M, Godoy J.R.P, Arena R, Cipriano G. Bone mineral density and respiratory muscle strength in male individuals with mental retardation (with and without Down Syndrome). Res Dev Disabil 2010;31:1585-9.

SILVA, N. L. P.; DESSEN, M. A. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 167-176, 2002.

SGARIBOLDI D et al. Rev Neurocienc 2013;21(4):525-530.

VERSTEGEN R.H.J, GAMEREN-OOSTEROM H.B.M, FEKKES M, DUSSELDORP E, VRIES E, WOUWE J.P. Significant impact of recurrent respiratory tract infections in children with Down syndrome. Child: care, health and development. Child Care Health Dev 2012;39:801-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)