ESTÁGIO DE GESTÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UNIVERSO LITERÁRIO INFANTIL-CONTAR, CRIAR E FAZER HISTÓRIAS

Elisângela Silveira Barbosa

Resumo


ESTÁGIO DE GESTÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UNIVERSO LITERÁRIO INFANTIL – CONTAR, CRIAR E FAZER HISTÓRIAS

 

 Autora: Elisângela Silveira Barbosa

Orientadora: Silandra Badch Rosa

Pedagogia/ ULBRA Cachoeira do Sul

elisbarbosa76@hotmail.com

 

RESUMO

 

O trabalho refere-se ao Estágio de Gestão realizado no semestre de 2016/1 na Biblioteca Pública Municipal Dr. João Minssen de Cachoeira do Sul, na Seção Infantil. O pedagogo é capacitado durante sua formação para atuar não somente em ambientes escolares, mas também em outros espaços. As instituições escolares e bibliotecas possuem um papel de suma importância, pois são ambientes motivadores para formar futuros leitores. Os professores são profissionais que devem preparar-se para serem contadores de história. Torna-se imprescindível um trabalho voltado às atividades literárias, envolvendo a leitura, bem como, o encantador mundo do faz de conta. O projeto “Universo Literário Infantil – Contar, criar e fazer histórias”, o qual visa ampliar a compreensão e a interpretação, pois as histórias educam e desenvolvem habilidades cognitivas, como: observação, concentração, percepção, linguagem e o imaginário. Os educadores devem respeitar o desejo de descoberta dos novos leitores, desenvolvendo atividades prazerosas que estimulem o prazer de ler. Exercer o compromisso de educador lúdico nada mais é do que voltar a ser criança, interagindo com elas, instigando suas possibilidades de leitura. A leitura tem um papel extremamente importante na construção da sociedade, porque da mesma dependem a formação de pessoas críticas e transformadoras, sendo que integra ações de ensino e aprendizagem. As histórias são importantes para a formação da criança, quando a criança ouve uma história, certamente ela passa a descobrir coisas do mundo e construir aprendizagens, além de dar início a ser um futuro leitor. Portanto, as atividades educativas em outros setores, oportuniza a prática da teoria estudada, pesquisada no ambiente acadêmico, permitindo mostrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

 

Palavras-chave: Contar; Histórias; Aprendizagens.

 


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Referências


REFERÊNCIAS

COLELLO, Silvia M. Gasparian. A escola que (não) ensina a escrever. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.

DOHME, Vania D’ Angelo. Técnicas de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do Contador de Histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.


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