O PAPEL DO EDUCADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tâmisa Silva Lopes, Silandra Badch Rosa

Resumo


O presente projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, que está localizada na Rua Ricardo Schaurich, n. 1123, no bairro Santa Helena, na cidade de Cachoeira do Sul. O mesmo abordou como tema “Brasil: do jeitinho e da malandragem às desigualdades sociais”. Neste sentido, cabe destacar que o famoso “jeitinho brasileiro” já não agrada mais a população, visto que a mesma sonha com uma nação forte, unida, justa e mais igualitária para todos. Mas isso só será possível, através de uma educação com caráter transformador, pautada na criticidade, autonomia e cidadania. E é neste cenário que a Educação de Jovens e Adultos foi cada vez mais ganhando espaço de destaque na sociedade brasileira, sendo reconhecida como “Educação Popular”. E, como tal, precisa ter um caráter transformador, reflexivo, crítico e emancipatório. Para abordar a temática, procurei realizar um trabalho bem diversificado, dinâmico, com atividades que oportunizassem a reflexão e participação ativa dos educandos na construção das aprendizagens. Assim, vale ressaltar que a minha prática teve a escuta e o diálogo como principais ferramentas de trabalho, com o intuito de formar cidadãos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade. Desse modo, vale ressaltar que a EJA é uma etapa fundamental para o desenvolvimento humano. Por esta razão, é de suma importância que o trabalho realizado vise o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico e da cidadania. Nessa perspectiva, o papel do educador é de extrema relevância no sentido de ser o grande mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o estágio revelou-se um momento ímpar de aprendizado essencial à minha formação, pois foi possível articular a teoria aprendida na universidade com a atual realidade educacional.

 



Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos, educador, sociedade.

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