GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MEDIAÇÕES DOCENTES

Letícia Silveira da Silveira, Paulo Ricardo Tavares da Silveira

Resumo


              As questões de gênero estão na pauta das discussões atuais. Quando o contexto em que elas se apresentam é a escola é preciso averiguar como este tema é vivenciado em sala de aula. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é “compreender como são mediadas com as crianças da educação infantil as questões de gênero no ambiente escolar. Os objetivos específicos são: analisar sobre a necessidade de pensar a Educação Infantil como parte fundamental da Educação Básica; refletir sobre a urgência da discussão das questões de gênero na escola; Identificar como as professoras abordam as discussões de gênero na Educação Infantil; Refletir sobre os possíveis caminhos do professor de Educação Infantil ao enfrentar as questões de gêneros no cotidiano escolar; refletir como pode ser realizada no dia a dia da Educação Infantil a mediação do professor quando surgem problemáticas que envolvem a discussão de gênero. A pesquisa foi realizada em forma de entrevista semiestruturada e foi desenvolvida na EMEI Borges de Medeiros que se localiza no Bairro Salgado Filho. Zona Norte de Santa Maria. As participantes da pesquisa são concursadas do Município de Santa Maria. A EMEI Borges de Medeiros, possui em seu quadro docente dez professoras, uma coordenadora, uma diretora e também um educador especial. Na análise das entrevistas percebemos que cinco das entrevistadas mencionaram que suas concepções a respeito da palavra gênero lhes sugerem uma questão biológica.  O que nos leva a inferir que as professoras entrevistadas possuem uma confusão conceitual a respeito das questões de gênero e que as mesmas estão em um processo de construção de conhecimento sobre esta temática, mas mesmo assim as professoras desenvolvem mediações com suas crianças quando surgem questões de gênero nos seus cotidianos. Essas mediações são realizadas através de diálogo que visam desconstruir os estereótipos que a sociedade cria a respeito das situações que envolvem questões de gênero.  Uma das entrevistadas mencionou que usa as situações a respeito das cores, bonecas e brinquedos, pois são situações e objetos do cotidiano deles. E através deles ela media para que eles desconstruam os estereótipos construídos. Podemos concluir apontando a necessidade da mediação por parte das professoras quando surgem manifestações de estereótipos a respeito das questões de gênero, pois elas se manifestam cotidianamente no contexto escolar.


Palavras-chave


Gênero, Educação, Educação Infantil

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