ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR:
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Melissa Carla Streck Bundt
Silandra Badch Rosa
Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul
melissa.streck@hotmail.com
RESUMO
Este trabalho é o resultado da experiência no “Estágio Curricular: Gestão em Ambientes Escolares e/ou não Escolares”, realizado no primeiro semestre de 2016, como uma exigência da disciplina do Curso de Pedagogia, tendo a professora Silandra Badch Rosa como supervisora e orientadora. O estágio tem como objetivo geral levar o aluno a elaborar e desenvolver elementos teórico-práticos que contribuam para a construção de uma ação reflexiva na docência. Neste sentido, foi desenvolvido o projeto “Formação Continuada – Saberes necessários a atuação Escolar”, ao realizar o Estágio de Gestão em Ambiente Escolar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Baltazar de Bem, na área de supervisão escolar, ao envolver os professores em reuniões de estudo, com o objetivo de solidificar o trabalho pedagógico. A ação educativa abrange também a gestão escolar, sendo o setor de supervisão e orientação indispensáveis ao pleno desempenho educacional. Ao considerar a necessidade da Escola de trabalhar com a Formação Continuada de seus professores, oportunizaram-se momentos de reflexão sobre a prática educativa, proporcionando ao corpo docente e discente o apoio pedagógico que visa à melhoria na qualidade do ensino. Desta forma, através da troca de experiência entre a gestão escolar e os professores, adquire-se excelente oportunidade para a reflexão e organização de metas e objetivos que se espera alcançar. As atividades realizadas pela supervisão escolar, como reuniões de estudo, tanto promovem o conhecimento dos objetivos estabelecidos pela Escola, como desenvolvem a autoconfiança na formação, ampliando as possibilidades de capacitação dos professores. Portanto, no período de Formação Continuada torna-se necessário reorganizar os saberes para ressignificar as aprendizagens dos professores. Os momentos de reflexão em grupo revelam não apenas teorias, mas consideram a troca de experiências da sala de aula, propondo ações de melhoria e qualificação do trabalho docente.
Palavras-chave: Escola; formação; reflexão.
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REFERÊNCIAS
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