CONHECENDO O MUNICÍPIO E FAZENDO NOSSA HISTÓRIA

Luciana Mourales Leonardi

Resumo


CONHECENDO O MUNICÍPIO E FAZENDO NOSSA HISTÓRIA

 

Luciana Mourales Leonardi

Sílvia Maria Barreto dos Santos

ULBRA

lu.m.leonardi@hotmail.com

 

RESUMO

 

            O projeto desenvolvido no Estágio de Anos Iniciais, do Curso de Pedagogia “Conhecendo o Município e fazendo nossa história” teve como finalidade proporcionar aos educandos de maneira diversificada e dinâmica conhecimento da história do Município de Cachoeira do Sul, no qual residem, bem como mostrar as mudanças ocorridas atualmente e relacioná-las com tempos passados e ter a compreensão de que todos fazem parte da história. A história local possibilita a ampliação do saber histórico além de criar uma identidade para as crianças uma vez que elas passam a conhecer a sua história, fazendo com que fatos do passado se tornem próximos dos alunos. Portanto, relacionar a história cotidiana a outros períodos é um método interessante de trabalhar o local onde vivem. Apresentar mapas antigos, fotografias, objetos de diferentes épocas, favorecem aos alunos fazerem comparações e reconhecerem alterações ocorridas em diferentes períodos históricos do Município. Nesse sentido, é imprescindível que o docente esteja atento e oportunize aulas dinâmicas, com metodolo­gias diversificadas, nas quais os alunos possam interagir e construir a sua própria aprendizagem, proporcionando, deste modo, o desenvolvimento cognitivo e social dos educandos. Aprender é também informar-se e aprender História dependendo da informação trabalhada é transformar-se. A aprendizagem acontece quando existe o confronto entre a realidade do que sabemos e algo novo que descobrimos ou mesmo uma nova maneira de encarar a realidade, passando a um conceito novo, consistente e crítico. Quando o aluno realmente aprende, e não apenas memoriza a informação, ele consegue olhar de maneira diferente o que sempre olhava, tornando-se um sujeito ativo em sua aprendizagem, percebendo-se como construtor do conhecimento.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: História, conhecimento, aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL, Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: Acesso em 13 de abr. 2016.

FERNÁNDEZ, Alicia. O Saber em Jogo: A psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Tradução de Neuza Kernhickel. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FERNÁNDEZ, Alicia. Os Idiomas do Aprendente: análise de modalidades ensinantes em famílias,

TEIXEIRA, Carlos E. J. A Ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA