NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Fernanda da Silva Rosa

Resumo


A pesquisa tem a intenção de discutir os saberes da neurociência operando com os conceitos de normal e anormal do filósofo Michel Foucault. Entende-se a importância da temática no contexto escolar atual e as crescentes pesquisas na área, compreendida aqui neurociência como uma ciência que ascendeu na última década, que estuda o sistema nervoso central. Enquanto objetivo a pesquisa visa analisar as implicações da neurociência como construção dos padrões de normalidade e de anormalidade na educação. A norma aqui problematizada como um dispositivo de controle que exerce poder e controle sobre as vida dos indivíduos e também sobre a população, o que dentro do ambiente escolar define o normal e anormal, aqueles que enquadram-se a norma e os que estão fora da norma intitulados anormais e muitas vezes possuidores de um laudo. Discutir e problematizar a neurociência pelas lentes teóricas escolhidas faz pensar que é  pela norma, enquanto um dispositivo de controle, que se exerce poder e controle sobre a vida dos indivíduos e da população. Entende-se aqui a escola como um espaço estratégico para o desenvolvimento da neurociência. O texto estrutura-se em Introdução, metodologia, apresentação dos resultados onde é discutida a temática neurociência e problematizada com o conceito de norma e normal, bem como outros conceitos que se fazem necessários para a discussão, se faz necessário também discutir alguns elementos do contexto escolar por ser um espaço estratégico para tal discussão. Esta pesquisa faz parte de um projeto maior da dissertação referente ao curso de Mestrado em Educação ao qual faço parte como discente.


Palavras-chave


Neurociência, Normalidade, Educação

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Referências


REFERÊNCIAS

CONSENZA, Ramon M., GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre, Artmed, 2011.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da Sociedade. Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

LIMA, Elvira Souza. Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, 2007.


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