SEMINÁRIO INTEGRADO: UMA NOVA DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO

Bruna Domann

Resumo


Este trabalho refere-se ao Estágio de Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, este componente curricular do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre de 2016, tendo como supervisora e orientadora a professora Silandra Badch Rosa. Teve como título “Seminário Integrado: uma nova disciplina no ensino médio”, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, na disciplina de Seminário Integrado, com o primeiro ano, no turno da noite, iniciou no fim no mês de março e teve término no mês de abril. Através do projeto quis trazer aos alunos uma concepção de projeto de pesquisa, novos conhecimentos, em relação ao mundo científico da pesquisa. Teve como objetivo instruir de como são as estruturas de projetos, bem como a realização de pesquisas, através de uma metodologia diversificada esta de grande importância na formação do aluno. Levando conceitos científicos apreendidos no decorrer da vida acadêmica para a educação básica.  O estudo científico instiga o aluno a pesquisar de forma mais intensificada, identificar problemas e propor soluções, possibilitando que ele faça novas descobertas. O professor, nesse contexto, tem um papel fundamental, pois deve orientar seus alunos dando um suporte que possibilite a realização de um trabalho bem elaborado e fiel de informações. O estágio foi muito enriquecedor, pois permitiu uma reflexão para a construção de uma prática educativa junto aos adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio. Além disso, oportunizou a articulação entre teoria vista em sala de aula e prática docente cotidiana, levando a entender que diante da necessidade de se ter cidadãos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos, é posto à educação, como um instrumento de formação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA