UM OLHAR DIFERENTE SOBRE O AUTISMO

Angelita Vieira Coelho, Paula Brendler Camargo

Resumo


Através do trabalho realizado diariamente em sala de aula com uma aluna com Síndrome de Asperger – Autismo, vivenciando a inclusão em seu amplo modo, e em seus pequenos detalhes. Esta aluna tem a síndrome em seu grau menor, nível um. Apesar de toda vivencia em casa e de várias dificuldades transpostas já ao longo de sua pouca idade, consegue com alegria fazer leitura de palavras simples com auxílio, a escrita é realizada através de cópia de apenas algumas sílabas, e algumas frases escritas no quadro.

O trabalho de todos unidos em uma mesma direção, em conjunto com a escola através da sala de recursos que é um espaço fundamental para o desenvolvimento cognitivo – mesmo da atenção dada por todos da equipe diretiva e professores, da professora da turma que trabalha diretamente, e também da família com carinho, dedicação e amor, o progresso é eminente.

A metodologia deve ser diferenciada, trazendo atividades novas, que chamem atenção deste aluno, despertando nele a vontade de aprender mais e mais, atraindo também os outros alunos fazendo com que todos trabalhem em conjunto.

Todos querem ser tratados igualmente e não ter o rótulo de limitação imposto pela sociedade ao longo dos anos.

A sociedade esta que muitas vezes chega a ser cruel com sua intolerância e impaciência perante as dificuldades apresentadas.

Sorte que muitos estudos vieram para comprovar que tudo pode ser diferente, e que há espaço para todos conjuntamente realizando um trabalho de paciência, e deste mesmo trabalho podem sair grandes maravilhas que surpreendam a todos com sua leveza e simplicidade.

O olhar não deve ser de fora para dentro, mas sim de dentro para fora.

 


Palavras-chave


Autismo; Síndrome de Asperger; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


FÁVERO, E. A. G. Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC, 2007.

NASCIMENTO, Eliane de Souza. Dialogando com a inclusão. Salvador, 2012.

SILVA, Aline Maira. Educação especial e inclusão escolar. Paraná, 2010. Ministério da Educação. Marcos Políticos Legais da Educação Especial. Brasília, 2010.

Ministério da Educação. A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva. Brasília, 2007.

https://www.facebook.com/AutismoESindromeDeAsperger/photos/a.333909246722318.83813.333896180056958/931743376938899/?type=3&theater

https://br.pinterest.com/pin/483855553693178593/


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA