PEDAGOGIA NÃO CONVENCIONAL – POSSIBILIDADES DE UM PEDAGOGO EM AMBIENTE EMPRESARIAL.

DYENNY CAROLINY BORSTMANN

Resumo


Com o propósito de refletir sobre porque o trabalho de um Pedagogo é frequentemente relacionado com a docência, exclusivamente, limitando o trabalho deste profissional aos muros escolares e restringindo sua capacidade de atuação, o Artigo Pedagogia não convencional – Possibilidades de um Pedagogo em ambiente empresarial, investiga historicamente explicações e conceitos que justificam essa ideia. E depois, o referido trabalho também destaca possibilidades de um Pedagogo fora do universo escolar, que vem ganhando espaços variados na contemporaneidade, além disso, destaca como esse profissional pode se tornar um diferencial dentro de uma empresa, sua atuação é diretamente ligada a educação, com sua didática, metodologias e capacidade de trabalhar em equipe, busca sempre alcançar os objetivo de uma empresa, enaltecendo as qualidades individuais de cada colaborador, promovendo uma formação continuada dos mesmos, preservando sempre a qualidade de vida no trabalho ao mesmo tempo que busca rendimento profissional.Muitos autores estão defendendo a Pedagogia empresarial, e o que ela é capaz de fazer no âmbito empresarial, isso porque, durante o curso de Pedagogia, o acadêmico da área se profissionaliza para trabalhar com a prática educativa, em todas as suas manifestações, e não se gradua para apenas atuar com crianças, sua formação é ampla e diferenciada, baseada na aprendizagem das pessoas, em como se dá o ensino aprendizagem e em como ele pode promover a construção de um conhecimento significativo e de maneira didática, seja dentro da escola ou fora dela, sua finalidade é capacitar o ser humano a ser tudo aquilo que ele pode ser.


Palavras-chave


Pedagogia; Empresarial; Formação

Referências


SILVA, L.N. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: VALORIZANDO SABERES, QUALIFICANDO PRÁTICAS, FORMANDO REFERÊNCIAS!Brasil Escola Disponível em: Acesso em:19/08/2020

ALMEIDA, M.G. Pedagogia Empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

CANDINHA, M. A. Pedagogia Empresarial. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008(b).

HOLTZ, Maria Luiza Marins. Lições de pedagogia empresarial. Sorocaba SP:MH Assessoria Empresarial Ltda, 2006.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Texto de conferência escrito para o 2° Encontro Cearense de Educadores, promovido pelo OfinArtes – Centro de Acessória Pedagógica, Fortaleza, 1999.

LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 8. Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Temas atuais em pedagogia empresarial: aprender para ser competitivo. 3º edição – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SILVA, N.H.P.C. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UMA NOVA PERSPECTIVA DE TRABALHO.Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro ;Faculdade de Formação de Professores; Departamento de Educação, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: a atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)