APRENDIZAGEM EXPERENCIAL COMO MEIO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resumo
Palavras-chave
Referências
ANTONELLO, Claudia Simone. Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências. Aletheia, Canoas: n. 26, p. 146-167, 2007.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology. Qualitative Research in Psychology, Bristol: v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
BONOTTO, Gabriele; FELICETTI, Vera Lucia. Habilidades e competências na prática docente: perspectivas a partir de situações-problema. Educação Por Escrito, Porto Alegre: v. 5, n. 1, p. 17-29, 2014.
BLYLER, Karen. The power of experiential learning. Tokyo University of Marine Science and Technology, 水圏環境教育研究誌= Memoirs of study in aquatic and marine environmental education, Tokyo: v. 7, n. 1, p. 1-9, 2014.
DE PAIVA, Kely César Martins; DE OLIVEIRA LOPES, Marlene Catarina. Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba: v. 12, n. 2, p. 339-368, 2008.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Maringá: v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.
GELDART, Phil. Aprendizagem Experiencial: Mudança de comportamentos para potencializar as performances. Guelph: Eagle's Flight, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
HYLAND, Terry. Experiential learning, competence and critical practice in higher education. Studies in higher education, Warwick: v. 19, n. 3, p. 327-339, 1994.
KOLB, David A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 2 ed., Upper Saddle River: Pearson Education Inc., 2015.
MCCARTHY, Mary. Experiential learning theory: From theory to practice. Journal of Business & Economics Research, Davie: v. 8, n. 5, 2010.
MORRIS, Thomas Howard. Experiential learning–a systematic review and revision of Kolb’s model. Taylor e Francis Online, Journal Interactive Learning Environments, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10494820.2019.1570279?journalCode=nile20. Acesso em: 09 Dez. 2019.
PERRENOUD, Philippe. Construindo as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PIMENTEL, Alessandra. A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissional. Estudos de psicologia, Rio Grande do Norte: v. 12, n. 2, p. 159-168, 2007.
SCALLON, Gérard. Avaliação da aprendizagem numa abordagem por competências. Curitiba: PUCPRess, 2017.
VAN DER KLINK, Marcel; BOON, Jo; SCHLUSMANS, Kathleen. Competências e ensino superior profissional: presente e futuro. Revista Europeia de Formação Profissional, v. 40, n. 1, p. 72-89, 2007.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender a ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)