GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: PARA UMA FORMAÇÃO JUSTA E INTEGRAL.

Luciane Koglin Lemos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da concretização da gestão democrática na escola pública. No entanto, muitas vezes a mesma não se efetiva por falta de participação dos indivíduos que compõem a escola. Cabe aos profissionais da educação entenderem sobre a relevância da gestão participativa. Na atualidade, tentamos cada vez mais trazer a família e comunidade para dentro da escola, com as mudanças a partir da globalização, com os meios de comunicação em constante avanço, percebe-se a diferença que se faz na vida do aluno, uma família presente.  A escola está no eixo de todas as mudanças que ocorrem na sociedade, pois ela interfere e é afetada pela a mesma. Além disso, a escola também é uma organização e como tal tem o seu processo administrativo influenciado pelas novas tendências do mundo. Condescendem novas concepções acerca do mundo e novas expectativas quanto ao indivíduo em meio à sociedade decorrendo, daí a exigência de uma escola emancipadora, na qual o aluno possa se assegurar do efetivo exercício democrático de participação nas decisões da vida escolar. Desta forma, a gestão escolar tem se inclinado para um modelo democrático-participativo de condução do processo administrativo-pedagógico, apresentando-o como o mais adequado para atender as necessidades e desafios da escola atual. A finalidade é auxiliar para o desenvolvimento de competências necessárias para a gestão participativa, estimulando o desenvolvimento qualitativo do processo educacional. Dentro deste contexto, este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica e analisa como o modelo de gestão participativa forma uma sequência de interações entre os participantes da comunidade escola. Com essas medidas, busca-se caminhos para desenvolver habilidades no educando, no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e do prazer em aprender.

Palavras-chave


Educação; Participativa; Democrática;

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