O processo de alfabetização e letramento

Maria Marilize Soistak

Resumo


A história da educação brasileira foi marcada por intensas mudanças de métodos de ensino que refletiam nos processos de alfabetização e de letramento. Esse resumo expandido tem por objetivo refletir sobre o processo de alfabetização e o letramento relacionado a prática pedagógica em sala de aula, compreendendo os elementos que compõem o ato de ler e escrever. Baseando-se nas contribuições teóricas de pesquisadores como Freire e Soares, que apresentam uma trajetória de estudos sobre o tema. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, com análise teórica de autores que se aprofundam no processo de alfabetização e letramento, associando aos diferentes métodos de ensino.

Palavras-chave


Práticas; Pedagógicas; Alfabetização; Letramento;

Referências


BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOTO, C. Apresentação. In: MORTATTI, M. R. L. (Org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 1-8.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1987.

MORAIS, M. A. C. d; SILVA, F. de L. A leitura e a escrita no Rio Grande do Norte: primeiras décadas do século XX. In: MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: uma História de sua História. Marília: UNESP, 2012. p. 265-281.

MORTATTI, M. do R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo 1876/1994. São Paulo: UNESP, 2000.

SILVA, M. C. B. (org). Práticas pedagógicas e elementos articuladores. SOUZA. M. A. Sobre o conceito de Prática pedagógica. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. p. 38- 65.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOARES, M. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, Dimensão, v. 9, n. 52, p. 1-21, jul. /ago. 2003.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

VEIGA, Ima Passos Alencastro. (Org) – Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. – Campinas, SP – Papirus – 1995 – 29º Edição 2011.

VEIGA, Ima Passos Alencastro. (Org) – Didática: ensino e suas relações. – Campinas, SP – Papirus – 1996 – 18º Edição 2011.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. v. III. Madrid: Visor, 2000.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 34 ed. São Paulo: 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)