AS INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Resumo
O processo de aprendizagem na visão de Piaget e Vigotsky apresentam algumas diferenças básicas sobre como ocorre esse processo na criança. Embora a teoria piagetiana seja muito importante, o presente artigo buscou se apoiar na teoria sociointeracionista de Vigotsky. A partir do sociointeracionismo, apresenta-se um estudo de caso para ilustrar as influências do ambiente social no desenvolvimento cognitivo da criança. A metodologia é qualitativa, objetivando explorar motivos que podem dificultar a aprendizagem do indivíduo em formação.
Palavras-chave
Referências
BARBOSA. L. M. S. Psicopedagogia. 2. Ed – Curitiba. PR: Bolsa Nacional do Livro. 2006.
BOCK, 1999. Disponível em www.portaleducação.com.br. Acesso em 11 de outubro de 2020.VIGOTSKY E O SOCIOINTERACIONISMO. Psicologia da Educação.
LAKOMY, A.M. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEAL. D. e NOGUEIRA. M. O. G. Dificuldades de aprendizagem – um olhar psicopedagógico. Curitiba – PR: Ibpex. 2011.
MEIER, M. BUDEL, G.C. Mediação da Aprendizagem na educação especial.Curitiba: IBPEX, 2012.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
VIGOTSKY. L. S. A formação social da mente. 7. Ed. São Paulo – SP: Martins Fontes, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)