A tarefa escolar: um caleidoscópio de possibilidades

Shirlene Marques Querido Barreto

Resumo


O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que tem como objetivo analisar a tarefa escolar a partir das concepções da prática pedagógica do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Curitiba. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa, a partir da revisão de literatura e do estado da arte sobre a temática. Já a pesquisa de campo ocorrerá em 12 unidades de ensino que fizeram intercâmbio pedagógico entre escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e escolas da Finlândia. A análise dos dados será realizada pelo método de Análise de conteúdos, proposto por Bardin. A tarefa escolar permeia o universo da educação em seus diferentes níveis e modalidades nas escolas brasileiras desde o período colonial do Brasil, no qual dominava o modelo jesuítico de ensino fundamentado no Ratio Stidiourum. A tarefa escolar revela diferentes possibilidades decorrentes das tendências pedagógicas assumidas empiricamente ou intencionalmente pelo professor. Na pesquisa das produções científicas foram utilizadas as categorias de tarefa escolar, lição de casa, dever de casa e tarefa de casa. O resultado do estado da arte sobre a temática da tarefa escolar  expõe os estudos de pesquisadores nacionais, os quais identificaram diferentes problematizações, entre elas: relação parental, fracasso escolar, formação de professor, contraturno, manuais didáticos, inovação pedagógica, variação demográfica, tecnologia, aprendizagens, criança-escrita, inclusão e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Conclui-se que a partir da segunda década do século XXI se intensificou a pesquisa sobre a tarefa escolar no meio acadêmico brasileiro, embora

timidamente dentro do universo acadêmico. Este artefato didático se destaca como ponte entre a escola e a família, formalizando o preceito constitucional de educação compartilhada, além de desvelar conflitos e tensões nos ambientes escolar e familiar no processo de aprendizagem da escola pública.


Palavras-chave


Tarefa escolar. Professor. Prática Pedagógica

Referências


REFERÊNCIAS

ANDRADE, Priscila de. Procedimentos para avaliação de habilidades sociais educativas de pais e comportamentos voltados para tarefas escolares de crianças com TDAH. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

AQUINO, Orlando Fernández. Concepção didática da tarefa de estudo: dois modelos de aplicação. In: REUNIÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2015.

COLLI, Daniel Rodriguez. Práticas de interação família-escola como preditoras do desempenho escolar de alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

CUNHA, Roseane Paulo da. O dever de casa: um estudo para além do que está tradicionalmente instituído. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra; MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. Tarefa escolar: ferramenta pedagógica para a aprendizagem ou cumprimento do dever do (a) aluno (a)? Espaço do currículo. Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 33-54, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRA, Maria Helena. Lição de casa: considerações sobre a relação criança/escrita.2008, 112 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

KNIJNIK, Gelsa; JUNGES, Débora de Lima Velho. Educação matemática e relação família-escola: um estudo no âmbito do “dever de casa”. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2013.

________ (2014). A Relação Família-Escola e a Prática do “Dever de Casa” de Matemática: um estudo sobre seus tensionamentos. Bolema. Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 662-681.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação em Educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

MENEZES, Ana Maria Camin de. Tarefa de casa e tecnologia: o relato de uma intervenção a favor da criatividade. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM. Uberlândia, v. 6, n. 2, p.1-17, 2012.

RESENDE, Tânia de Freitas. Dever de casa: questões em torno de um consenso. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- ANPED, 29., 2006, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2006. p. 1-16.

_________ (2012). Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 03, p. 159-184.

_________ (2018). Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas. Revista Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 113-122.

SOUZA, Silvia Regina de; SUDO, Camila Harumi; BATISTELA, Silmara. Treinamento de mães: instruções e fichas no auxílio à tarefa escolar. Contextos Clínicos. Porto Alegre, vol. 1, n. 2, p. 1-12, 2008.

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; BORUCHOVITCH, Evely. Hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e variáveis demográficas em estudantes do Ensino Fundamental II. Psico, Porto Alegre, v.49, n.2, p.132-139, 2016.

WIEZZELL, Andréia Cristiane Silva. Tarefas de casa: reprodução ou construção do conhecimento escolar? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v.1, n.1, p. 88 -100, 2003.

ZAFANI, Mariana Dutra; GREGORUTTI, Carolina Cangemi; BALEOTTI, Luciana Ramos. Concepção de professores acerca da tarefa de casa e o seu emprego junto ao aluno com deficiência física. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 763-774, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)