O ENTENDIMENTO GLOBAL NO PROJETO “LEITURA.COM”

Carla Moraes Rodrigues, Cristiane Becker Beise, Ana Paula Monteiro Kuhn, Carina Betina Rech Volmer, Clandira Solânge Carvalho Gehres, Cristiane Rosa Guedes, Danielle Cristine Kellermann Kaercher Souza, Evanir Machado dos Santos, Greici Queli Machado, Jane Duquia, Léia Jacobsen Schneider, Maria Rosvita Simone Back Radünz

Resumo


Considerando que dentre os elementos basilares para a construção de uma aprendizagem significativa está relacionada a não fragmentação dos saberes, compreende-se nesse sentido, que a leitura é parte cerne do conhecimento. Por considerar que a leitura perpassa as diversas áreas dos saberes, o presente trabalho dá continuidade ao projeto “Leitura.com”, o qual estimulou a prática de leituras significativas e promoveu a atualização permanente em atividades desenvolvidas ao longo dos anos letivos de 2014 e 2015.

Tendo em vista que o ano atual é o Ano Internacional do Entendimento Global e que o eixo norteador do educandário é ULBRA/Concórdia: a escola que humaniza, nesse ano o projeto integrou as duas temáticas, tendo como embasamento a leitura de mundo.

Sob a perspectiva de leitura de mundo busca-se promover as mais variadas leituras/interpretações acerca do local e global, seu comprometimento e implicações como homem/sociedade multidimensional. Nessa ótica foram desenvolvidas atividades, como por exemplo: vídeos e apresentações que buscaram instigar os estudantes a refletir sobre o quanto suas ações locais refletem globalmente; discussão em grupos envolvendo alunos do Ensino Fundamental séries finais ao Ensino Médio; assembleia participativa onde os grupos elaboraram ações que estão relacionadas ao tema Entendimento Global.

Nessa assembleia foram sugeridas pelos alunos diversas ações, as quais, de acordo com as semelhanças foram reunidas em categorias. As categorias foram Reciclagem, Ambiente, Vida Saudável, Divulgação e Solidariedade. A par dessas categorias elaborou-se um cronograma de ações com efetivação das atividades da assembleia, as quais serão trabalhadas coletivamente ao longo do ano letivo.


Palavras-chave


Leitura, Entendimento Global e Leitura de mundo.

Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA