O papel do adulto na construção das aprendizagens das crianças na Educação Infantil

Raquel Barbosa ROCHA

Resumo


Este artigo tem por objeto a relação pedagógica entre adultos e crianças na Educação Infantil. Nessa relação, o adulto deve atuar como observador, que acompanha as descobertas das crianças, com a intencionalidade de sustentar suas aprendizagens, oferecendo contextos significativos e desafiadores, utilizando múltiplas linguagens expressivas, escuta sensível, afetuosa e solidária, e atenção à cultura da infância. O objetivo é analisar o papel do professor no processo de construção de aprendizagem das crianças, no contexto da Educação Infantil. Aqui apresentamos uma investigação teórica e qualitativa, com base em uma revisão de literatura, tendo em perspectiva a abordagem Reggio Emilia de educação infantil. O referencial teórico do texto destaca Garcia, Pagano e Prandi (2018), Hoyuelos e Riera (2019), Vecchi (2017) e Edwards, Gandini e Forman (2016). Dentre os resultados obtidos pela investigação destacamos que a escuta sensível favorece a aprendizagem da criança, uma vez que ela possibilita o protagonismo da criança no processo de construção de conhecimento. O professor por sua vez ao observar, interpretar e refletir as estratégias e práticas pedagógicas promove o protagonismo das crianças.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação Infantil. Aprendizagem. Criança. Professor. Linguagens. Escuta.

Referências


BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. (org.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Volume 2. Porto Alegre: Penso, 2016.

GARCIA, Joe (org.). Convivência na escola: diferentes olhares de pesquisa. Curitiba: UTP, 2016.

GARCIA, Joe; PAGANO, Andréa; PRANDI, Roberta. A reinvenção da Educação Infantil: uma experiência de Reggio Emilia. Curitiba: UTP, Coopselios, 2018.

HOYUELOS, Alfredo; RIERA, María Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. 1 ed. – São Paulo: Phorte, 2019.

LIBERALLI, Fernada Coelho. Formação Crítica de educadores: Questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. 1 ed - São Paulo: Phorte, 2017.

ZERO, Project. Tornando visível a aprendizagem: crianças que aprendem individualmente e em grupo / Reggio Children. 1. ed. – São Paulo: Phorte, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)