CRIAÇÃO DE APLICATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, Ana Marli Bullegon

Resumo


O presente artigo é um relato de experiência que traz resultados preliminares de uma iniciativa de propiciar noções básicas de criação de Aplicativos (App), com vista a desenvolver o Pensamento Computacional (PC) nos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi estimular o desenvolvimento do Pensamento Computacional, incentivando o raciocínio lógico e o desencadeamento das habilidades de abstração, decomposição, reconhecimento ou busca de padrão e produção de algoritmo. As atividades foram desenvolvidas na plataforma MIT App Inventor e ocorreram em 2019, na disciplina de Matemática de uma escola estadual do interior do Rio Grande do Sul. Para este trabalho usamos o MIT App Inventor, pois ele pode ser usado como ferramenta de autoria tanto por professores quanto por estudantes, mesmo que estes nunca venham a ser programadores. As Apps criados nessa Plataforma podem ser acessados via smartphone e desktop. O comportamento dos estudantes, durante a criação dos Apps, mostrou que o uso da programação com blocos de comandos favoreceu o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e, consequentemente, o Pensamento Computacional. Cada estudante tinha um ritmo de aprendizado diferente do outro, mas a turma se mostrou interessada, motivada e envolvida em aprender algo novo. Trabalhar com a criação de App com a Plataforma MIT App Inventor despertou aprendizagens, como: fazer escolhas; buscar e selecionar materiais na internet respeitando os direitos autorais; trabalhar em equipe; fazer abstrações; entre outras. Além disso, os resultados evidenciaram que a plataforma escolhida é de fácil navegação e os estudantes não tiveram dificuldades de criar o App.

Palavras-chave


MIT App Inventor; Tecnologia; Educação Básica.

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