PARADIGMAS DA COMPLEXIDADE COMO PILAR EPISTEMOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

TATIANA LAIZ FREITAS DA FONSECA DE OLIVEIRA, VANIZA S' ANTANA S' ANTANA, MARILDA APARECIDA BEHRENS

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação e reflexão sobre o paradigma da complexidade e os paradigmas cartesianos que foram utilizados ao longo das últimas décadas. Esta investigação pretende expor os diversos paradigmas, os quais influenciaram de alguma forma a nossa sociedade bem como a importância da pesquisa e estudo para a formação do professor frente as tecnologias digitais. Os paradigmas da ciência influenciaram todas as áreas do conhecimento, e de forma específica a formação do professor e assim, em decorrência a prática pedagógica e a educação, logo se torna necessário à importância de pesquisar e refletir sobre essa temática com o intuito de colaborar com as transformações na educação. A metodologia baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, intencionada à transformação participativa em que sujeitos e pesquisadores interagem na produção de novos conhecimentos. O interesse por este tema nasceu durante uma disciplina isolada em uma Universidade particular no Paraná no primeiro semestre de 2018, no qual este processo de ação teve como participantes professores de diversas régios do Brasil e Portugal. Durante esse processo foi realizado uma formação online com o intuito de levantar constructos a partir dos Sete saberes necessários a educação do futuro. Ao longo desse processo pesquisamos os paradigmas: newtoniano e cartesiano os quais visam à reprodução do conhecimento. As reflexões após a execução do projeto permitiu perceber que a prática pedagógica tem sido desafiada a buscar a complexidade superando uma visão reducionista, com a intenção de construir uma ação pedagógica inovadora, crítica, reflexiva, baseada em um paradigma inovador que vá ao encontro às necessidades atuais da Educação do século XXI. A partir desse artigo percebeu-se que para ser professor em uma sociedade cada dia mais conectada é necessário mais que adquirir saberes é necessário aprender a aprender, refletir sobre e na ação pedagógica do docente.


Palavras-chave


Paradigma da complexidade. Formação do professor. Tecnologias digitais.

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