AMBIENTE PREPARADO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARILENE ALVES FRANCO COSTA

Resumo


AMBIENTE PREPARADO E A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Marilene Alves Franco Costa[1]

 

 

Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o papel do ambiente preparado em escolas de Educação Infantil. Seu objetivo é analisar os impactos do ambiente preparado para a aprendizagem das crianças, particularmente sob a perspectiva do método Montessori, em escolas da infância. No método Montessori, o ambiente preparado constitui um fator educacional chave para a aprendizagem na Educação Infantil. Para essa tarefa recorremos a um método de investigação de base bibliográfica, considerando particularmente algumas obras de Maria Montessori, complementada com estudos sobre o método montessoriano, as práticas pedagógicas dela decorrentes e as concepções acerca do ambiente preparado para a aprendizagem infantil. Entre as obras fundamentais para elaborar este trabalho, destacamos Montessori (2017), Vygotsky (2002, 2012), Garcia (2017), Junqueira Filho (2017), Pagano (2017), Röhrs (2010), Tiriba (2010), Rinaldi (2006-2013), e Edwards, Gandini e Forman (2016). Entre os resultados obtidos nesta pesquisa destacamos os impactos negativos e positivos na aprendizagem infantil ligados diretamente ao ambiente: ele pode modificar, ajudar ou destruir. A influência do meio, contínua e intensa, expõe a importância do contato com diferentes espaços e pessoas, para aprendizagens significativas para as crianças. E foi possível constatar que o ambiente preparado nas concepções montessorianas interfere positivamente na aprendizagem da criança da educação infantil e pode modificar e ajudar porque é um agente transformador condicionado às intervenções oferecidas por ele. Através da liberdade de escolha oferecida à criança, acontece o desenvolvimento infantil e a criança se torna responsável pela sua aprendizagem, construindo seus saberes através de experiências e vivências múltiplas, aprendendo com seus erros, sem precisar depender do outro.

 

Palavras-chave: Educação Infantil. Ambiente Preparado. Aprendizagem. Método Montessoriano.


[1] Pedagoga. Aluna especial do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: maryfranco17@hotmail.com.


Palavras-chave


Educação Infantil. Ambiente Preparado. Aprendizagem. Método Montessoriano.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)