REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO ENTRE ESTUDANTES DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sabrine Weber, Quézia Caleffi Lemos

Resumo


O objetivo que conduziu este artigo foi analisar o modo como as crianças do 3º ano Ensino Fundamental 1 assimilam e registram, pela linguagem verbal e não-verbal, as representações de gênero através de Contos de Fadas tradicionais e das reinvenções feitas pelas Coleções Antiprincesas e Anti-heróis. A turma escolhida apresenta estudantes entre 8 a 10 anos e pertence a uma escola estadual do oeste de Santa Catarina. Este estudo desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica com participação ativa dos estudantes. Foram mobilizadas as concepções de leitura e escrita presentes nos PCNs (BRASIL, 1997; 1998), conceitos e história da formação do imaginário da criança pelos contos de fadas (BETTELHEIM, 1980; 2008; CANTON, 2009) e abordagem da educação como desenvolvimento da conscientização crítica (FREIRE, 2000). As atuais Coleções Antiprincesas e Anti-heróis foram as recontextualizações utilizadas para apresentar às crianças outras configurações de representação para príncipe e princesa. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho teve três fases de desenvolvimento: (1) fase exploratória - conhecimento da turma; (2) coleta de dados - aplicação de questionário com orientação de desenhos e narrativa; (3) análise e interpretação dos dados. Como resultado, foram identificadas, nos textos e nos desenhos, representações que se aproximam das clássicas quando descrevem aparência das personagens, mas também foram identificadas representações para príncipe e princesa independentes, mais próximas daquelas presentes na Coleção Antiprincesas e Anti-heróis. Logo, foi possível constatar que os estudantes, ao protagonizarem eventos de letramento, puderam refletir criticamente por meio de consciência linguística da situação comunicativa vivenciada à medida que relacionaram seus textos aos contextos de produção e circulação.


Palavras-chave


Representações de Gênero; Formação de leitores; Contos clássicos

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ed. Trad. Maria Ermantina Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BETTELHEIM, B. Na terra das fadas. Análise das personagens femininas. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997. Disponível em: Acesso em: 21 set. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental - Língua Portuguesa. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020.

CANTON, K. Os contos de fadas e a arte. São Paulo: Prumo, 2009.

FERNANDES, Maria L. O. O texto literário na formação da criança. In: ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. p. 89-14.

FINK, N. Antiespelho: guia para ser uma antiprincesa. Florianópolis. Sur, 2019.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

JOSÉ, E. A; COELHO, M. T. Problemas de Aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas: Pontes, 2004.

OTEÍZA, T. El discurso pedagógico de la historia. Santiago: Frasis, 2006.

PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf> Acesso em: 30 set. 2020.

SOARES, D. A. Produção textual e revisão textual: um guia para professores de Português e de Línguas Estrangeiras. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)