AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA VISÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS

Maira dos Santos Silveira, Laura Oestreich, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo


As práticas sustentáveis compõem um rol de estratégias que buscam mitigar os efeitos nocivos do homem ao meio ambiente. Isso se traduz em atitudes saudáveis com a natureza, a fim de promover uma interação respeitosa e de longo prazo entre sociedade e ambiente. Não obstante, as crianças são o futuro da vida humana na Terra, logo o tema sustentabilidade deve se fazer presente no cerne da educação científica, desde a educação infantil, podendo integrar os processos de alfabetização científica e alfabetização ecológica. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender qual o entendimento que as crianças têm sobre práticas sustentáveis e atitudes saudáveis com o meio ambiente. Salientamos que este trabalho é parte de uma pesquisa maior, ainda em andamento. Para tanto, esta pesquisa exploratória possui uma abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam que a maioria dos estudantes consegue elencar práticas sustentáveis e atitudes saudáveis com o meio ambiente. Entretanto, uma parcela significativa possui concepções confusas e/ou equivocadas, o que evidencia a necessidade deste tema ser inserido ainda na educação infantil. Por fim, ressaltamos a necessidade do trabalho do educador se voltar principalmente para o aprendizado de procedimentos e atitudes, pois para além dos conceitos de práticas sustentáveis, é preciso que o aluno consiga construir hábitos que respeitem e valorizem o ambiente em que estão inseridos.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Concepções; Primeiros anos escolares

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