O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DURANTE AULAS REMOTAS: UM OLHAR SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM A QUALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Júlia Rauber Rodrigues, Karla Jaqueline Souza Tastch

Resumo


Apresentam-se aspectos oriundos do aprendizado da autora construído por meio da observação e monitoria do processo de ensino e aprendizagem, por meio de aulas remotas, em turmas dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul, durante horas práticas de estágio curricular supervisionado. No decorrer do estágio, desenvolveu-se um projeto de ensino buscando reconhecer quais fatores influenciavam a conquista da qualidade do processo de ensino e aprendizagem por meio de aulas remotas de Matemática em turmas de nonos anos. Vivia-se, na realidade educacional em geral, a necessidade da ampliação da oferta e uso de recursos tecnológicos digitais para o acompanhamento do avanço tecnológico vivido pela sociedade, bem como a necessidade de processos formativos ao professor para familiarizar-se com os avanços tecnológicos. Nesse contexto, surgiu a pandemia do novo Coronavírus, e estando os professores despreparados, foram surpreendidos, tiveram que se adequar às especificidades das aulas remotas, buscar a participação ativa dos alunos e compreender como era possível um processo educativo com qualidade naquela realidade. Na prática observada pela estagiária o distanciamento trouxe à tona a necessidade de adaptação às mudanças, quando o processo educativo passou a contar com um aplicativo de comunicação online e uma plataforma para aulas remotas. Videoaulas eram postadas periodicamente, num processo que envolvia atividades síncronas e assíncronas. Identificou-se a necessidade de uma formação continuada de professores, a relevância do trabalho cooperativo entre os docentes, a notoriedade da corresponsabilidade entre os professores e familiares, bem como a importância do envolvimento comprometido do aluno para com sua aprendizagem como fatores para a qualidade do processo.

 


Palavras-chave


Palavras chaves: Ensino Fundamental; Ensino Remoto; Formação docente.

Referências


BRASIL. Plano Nacional de Educação. PNE 2014-2024. Lei 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Ministério da Educação - MEC. Brasília, DF. Disponível em: .Acesso em: 20 jun. 2020.

CAETANO, Saulo Vicente Nunes; FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. Youtube: uma opção para uso do vídeo na EAD. IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED. Secretaria de Educação à Distância – SEAD. UFRGS: Porto Alegre: 2007. Disponível em . Acesso em 04 jul 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HARTMANN, Marcel; BOFF, Tiago. Aulas a distância aumentam fosso entre escolas públicas e particulares. Zero Hora. Porto Alegre, RS. 17 maio 2020. Disponível em: . Acesso em 29 jun. 2020.

MACHADO, Márcio. Palestra. Aula Inaugural. Um olhar inovador sobre Gestão Escolar. Um olhar inovador sobre a gestão escolar. Trilha Online Gestão da Educação. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Rio grande do Sul. SEBRAE, RS. 24 abr. 2020. Disponível em: https://pt-br.eventials.com/SEBRAERS/aula-inaugural/. Acesso em 11 jul. 2020.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Editora Ufal. Maceió, 1999.

MINAYO, Cecília de Souza (org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAN, José Manuel. Entrevista: Contribuições das Tecnologias para a Transformação da Educação. Revista Con Censo - RCC. #14. Vol. 5. N. 3. Ago. 2018. pp 8-10. In: Educação Transformadora. ECA. Escola de Comunicações e Arte. Universidade de São Paulo - USP. São Paulo, SP. Disponível em:. Acesso em 16 jun. 2020.

_____. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação. São Paulo, jan./abr. de 1995. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2020.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed., Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda., p. 15-33, 1995.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto Nº 55.118, de 16 de março de 2020. Estabelece medidas complementares de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado. Diário Oficial. Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/upload/arquivos/decreto-55118.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

SANTOS, Daniel. Nova Escola. Muito além dos likes: como usar as redes sociais na Educação. 11 de maio, 2020. Disponível em: acesso em 04 jul 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)