O BRINCAR NA APRENDIZAGEM INFANTIL: DO CUIDAR AO DIREITO DE APRENDER

Chaiene Nogueira Coimbra Boita

Resumo


Nos últimos anos, a educação infantil deu um grande salto quanto ao atendimento e valorização desta etapa, inicialmente considerada apenas como preparatória para o ensino fundamental. A criança, antes considerada um “adulto em miniatura”, passa a ser vista como um ser único e de direitos. O presente artigo mostra, através de pesquisa bibliográfica, o histórico da infância a partir das leis que foram garantindo à criança, sua valorização e proteção, Na medida em que as concepções em relação à infância foram sendo modificadas, as instituições deixaram de realizar atendimento às crianças com objetivo meramente assistencialista, tornando estes ambientes, educacionais. Assim, o estudo das fases do desenvolvimento infantil se tornou um conhecimento de extrema relevância para um atendimento de efetivo desenvolvimento e aprendizagem. Aprender é um processo que acontece no cérebro, sendo conhecido como o órgão da aprendizagem. Apesar de haver períodos mais propícios, o ser humano aprende constantemente e já nasce pronto para tal. O nosso cérebro evolui para as interações sociais e, a qualidade destas interações e, consequentemente, deste aprendizado, irá depender das experiências, estímulos, desafios e interações na qual esteve exposto. Partindo deste entendimento, se vê a necessidade, por parte dos professores, da busca do conhecimento do funcionamento cerebral, dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. A neurociência é uma ciência transdisciplinar que trás contribuições muito valiosas para a educação, uma vez que fornece explicações da atividade cerebral no momento em que acontece. A primeira infância é um período de maior plasticidade cerebral, sendo referido como um período sensível de crescimento, tanto físico como neurológica. Através deste conhecimento, tem-se a possibilidade de melhor compreender o papel das interações e brincadeira, eixos norteadores da prática na educação infantil, de como o lúdico e o brincar contribuem para uma aprendizagem efetiva, promovendo o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave


Aprendizagem Infantil. Neurociência. Brincar.

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