O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jamille Dias, Cassius Grillo

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise entre o desenvolvimento da inteligência e o desenvolvimento da imaginação, baseada em teóricos como Vygotsky (2012), Resnick (2020), Kramer (2002), Ribot (1901), Garcia (2018), Pagano (2018), Prandi (2018) e Martorell (2020), além dos documentos oficiais do MEC, com o objetivo de apoiar novas estratégias para o Ensino Fundamental. A inquietude ao observar a mudança, na maioria das vezes, negativa, da relação das crianças com a escola e com o conhecimento foi motivadora para tal trabalho. Este é um estudo teórico baseado na revisão de literatura. Nas conclusões finais, sugerimos algumas estratégias que podemos implantar em nossas escolas para que todo o potencial imaginativo das crianças continue se desenvolvendo bem como continuem tendo a escola como um lugar de acolhimento, aprendizado e amizade.

Palavras-chave


Imaginação Criativa. Ensino Fundamental. Desenvolvimento. Transição

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.

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KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

GARCIA, J.; PAGANO, A.; PRANDI, R. A reinvenção da Educação Infantil: uma experiência de Reggio Emilia. 1. Ed. Curitiba: Editora UTP, Coopselios, 2018.

RIBOT, T. (1901). Tvorcheskoe voobrazhenie [Imaginação criativa]. Tradução do francês. St. Petersburg: Iu. N. Erlikh.

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NOVAS COMPETÊNCIAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

Disponível em: . Acesso em 25/09/2020


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