TECNOLOGIAS EM FOCO: PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Resumo
Palavras-chave
Referências
BENNEMANN, M. Formação continuada de professores de Matemática com o uso de tecnologias de informação e comunicação na perspectiva da Educação Matemática Crítica. 2013, 164f. (Doutor em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013.
CARVALHO, M. C. P. A prática do professor de anos iniciais no ensino da Matemática e a utilização de recursos tecnológicos. 2012, 120f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.
CARVALHO, S. F. Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de Matemática: ações e reflexões de um grupo de professores. 2014, 150f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2014.
COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de Matemática. In: BELINE. W.; COSTA, N. M. L. (Org). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: Algumas Reflexões. Campo Mourão: FACILCAM, 2010. p. 85-116.
DANTAS, S. C. Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática. 2016, 232f. (Doutor em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. Disponível em: Acesso em 01 out 2019.
LIMA, M. A. S. Tecnologias no ensino de Matemática e na formação dos professores do município de Guarulhos (SP). 2013, 138f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2013b.
KENSKI, V. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.
MACHADO, C. P. Investigando o uso de software educacionais como apoio ao ensino de Matemática. 2011, 83f. (Mestre em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011.
MAGALHÃES, J. M. C. Ressignificações de concepções de professores polivalentes sobre sua relação com a Matemática e o uso de jogos matemáticos. 2012, 105f. (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2012.
NIFOCE, R. E. M. Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de Objetos de Aprendizagem. 2013, 173f. (Mestre em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
OLIVEIRA, A. D. Reconstruindo o conceito de paralelogramo com o software Klogo: uma experiência com professores de Matemática. 2012, 131f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2012a.
OLIVEIRA, A. Formação continuada de professores de Matemática a distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem. 2012, 88f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2012b.
OLIVEIRA, P. S. L. História de vida de multiplicadores especialistas de núcleos de tecnologia educacional: impactos da formação em sua trajetória profissional. 2012, 168f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2012c.
PESENTE, I. Formação continuada: a calculadora como um recurso didático em sala de aula. 2015, 163f. (Mestre em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2015.
POCRIFKA, D. H. Inclusão digital nas políticas públicas para formação de professores em Pernambuco. 2012, 183f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
PUPO, R. A. O uso das tecnologias digitais na formação continuada do professor de Matemática. 2013, 105f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2013.
ROCHA, A. K. O. A programação de computadores como meio para integrar diferentes conhecimentos: uma experiência com professores de Matemática. 2015, 237f. (Doutor em Educação Matemática) – Universidade Bandeirante Anhanguera, São Paulo, 2015.
RODRIGUES, P. H. Práticas de um grupo de estudos e pesquisa na elaboração de um recurso multimídia para a formação de professores que ensinam Matemática. 2015, 228f. (Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.
SEIDEL, D. J. O professor de Matemática online percebendo-se em Cyberformação. 2013, 278f. (Doutor em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2013.
SILVA, A. C. Travessia reflexiva do silêncio/diálogo interior: a construção do professor no contexto da cibercultura. 2012, 192f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012a.
SILVA, M. M. A. Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na Educação Básica. 2014, 112f. (Mestre em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014b.
SOUZA, M. E. Professores e o uso do Geogebra: (re)construindo conhecimentos sobre funções. 2016, 102f. (Mestre em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande. 2016.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA)