APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO

Luiza da Silva Lima, Gisnara Alves Rodrigues, Melissa Carla Streck Bundt, Rosimeri Machado Silva, Laura Morais Machado

Resumo


A aprendizagem significativa vai ao encontro das reais necessidades do aluno, portanto compreendê-la torna-se essencial na busca do processo de ensino. Em virtude disto, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a importância do reconhecimento da aprendizagem significativa de forma abrangente, tendo como objetivo repensar os conceitos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para aplicá-los no ensino remoto durante a Pandemia do COVID-19, pois, a pandemia afetou o mundo inteiro a partir do final do ano de 2019. Em função das medidas de isolamento, foi necessário paralisar as aulas presenciais de forma abrupta prejudicando discentes, famílias e docentes. As mudanças trouxeram inúmeras dúvidas quanto à aprendizagem de forma remota e também, como os professores conseguiriam manter o vínculo com os alunos frente a atual situação. Para a realização do trabalho, foi realizada uma revisão narrativa de literatura, os materiais foram selecionados de acordo com os objetivos do mesmo. A educação se configura como uma área que espera contato presencial, enquanto a tecnologia no ensino é uma alternativa viável para atenuar a situação vivenciada neste período, mas compreende-se que o vínculo professor e aluno fica comprometido. Desta forma, apesar das dificuldades encontradas nesse contexto pandêmico, observou-se que é necessário aplicar a Aprendizagem Significativa ao ensino remoto. A aprendizagem significativa facilita a assimilação do que precisa ser aprendido, pois explora o conhecimento a partir do que o aluno já conhece, podendo trabalhar o seu espaço e suas relações, assim chamando o educando para a responsabilidade de aprender numa interação entre os objetivos e a prática. Portanto, favorece o desenvolvimento das competências socioemocionais como a empatia, confiança, auto estima, ética, paciência, autoconhecimento, responsabilidade, autonomia e criatividade, tornando-se essencial a aceitação de novos métodos de ensino de forma flexível neste contexto vivenciado pela educação.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Pandemia; Ensino.

Referências


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