ENSINO HÍBRIDO E SUA RELAÇÃO COM ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: PROBLEMATIZANDO PROJETOS E ATIVIDADES.

Maria Elizete Inacio, Aluisio Anderson da Siveira

Resumo


Os avanços tecnológicos e as transformações da sociedade, principalmente, nas áreas econômica, política, social e cultural, exigiram mudança de paradigmas e adaptações educacionais a essa nova realidade da sociedade mundial. Nesse sentido, a Educação contemporânea é desafiada, por meio das escolas e da sociedade, a transformar-se em atuação, assim como definir novos papéis com seus professores nos processos de ensino, relacionados às aprendizagens de seus estudantes. Outrossim, o ensino personalizado, conceituado como Ensino Híbrido, seria um benefício educacional. Como aporte teórico foram utilizados autores como Horn e Staker, Bacich, Cohen, Cavalcanti e Filatro, que possibilitaram a discussão sobre a temática. A pesquisa teve como objetivo investigar as práticas desenvolvidas pelos alunos no Laboratório de Informática relacionadas ao modelo de Ensino Híbrido, em uma escola técnica estadual de Ensino Médio, integrada ao Curso Técnico em Informática, localizada na cidade de Portão-RS, no Brasil.  Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio (idade em torno de 17 anos), terceira etapa da Educação Básica, assim como estagiários e professores deste curso técnico (idade 30 a 50 anos). A metodologia da pesquisa é qualitativa, de natureza descritivo-analítica. 

Palavras-chave


Ensino Híbrido. Ensino Médio. Práticas e Atividades Pedagógicas.

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