ACOLHIMENTO E SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS: CAMINHO PARA A GARANTIA DA QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE

Geórgia Figueira Rampelotto

Resumo


O acolhimento tem a potencialidade de inverter a lógica de organização e funcionamento dos serviços, partindo dos seguintes princípios: atender todas as pessoas que procuram atendimento, garantindo a acessibilidade universal; reorganizar o processo de trabalho, deslocando seu eixo central do modelo biomédico para uma equipe interdisciplinar e qualificar a relação do binômio trabalhador-usuário a partir da prática humanitária de solidariedade e cidadania. O objetivo deste estudo foi analisar o acolhimento e a satisfação dos usuários em duas estratégias de saúde da família, afim de avaliar a qualidade dos serviços prestados na atenção básica de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Participaram da pesquisa dez usuários de cada uma destas unidades de saúde, perfazendo vinte participantes. Não foram utilizados critérios de exclusão, sendo assim, os usuários que tiveram interesse em participar da pesquisa puderam se integrar a ela. Os usuários participantes foram identificados na análise de suas falas pela sigla USU, seguida de um número de um a vinte, determinado de maneira aleatória, para garantia de seu anonimato. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a análise de conteúdo através da análise temática. Os resultados mostraram que os principais fatores valorizados pelos usuários no que diz respeito ao atendimento foram a sua relação com os trabalhadores de saúde e o vínculo estabelecido entre eles. Concluiu-se que ainda há muito a ser trabalhado em termos de humanização e acolhimento nas unidades de saúde da família, para assim qualificar o atendimento e alcançar a integralidade e a resolutividade da assistência, contribuindo para um modelo humanizado de se operar o sistema, centrado nas necessidades de saúde dos usuários.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Acolhimento.

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Referências


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