CICLO DE DEBATES EM SAÚDE: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA PRÁXIS

MARICLEN DA SILVA PEREIRA, CHIMENE MENDEL SCHUSTER, CAMILA NUNES BARRETO

Resumo


A educação permanente é um importante instrumento para qualificação das práticas e mudança do modelo de atenção em saúde. Busca-se atender às reais demandas regionais/locais, a partir dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, alicerçadas em evidências científicas e práticas recomendáveis. A partir de uma práxis crítico reflexiva, objetiva-se contribuir para melhora da qualidade da assistência, pautando-se no cuidado humanizado e no reconhecimento da autonomia e protagonismo dos usuários. Ademais, destaca-se a formação dos profissionais de saúde como um ponto essencial neste processo. Nesta direção, ressalta-se a importância de aproximar as universidades do Sistema Único de Saúde, ainda reforça-se o reconhecimento por parte dos acadêmicos da relevância deste como campo profissional de atuação. O presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência do Ciclo de Debates em Saúde como instrumento de educação permanente para qualificação profissional e acadêmica. Trata-se de um relato de experiência sobre o Ciclo de Debates em Saúde, este compreende a exposição de temáticas de interesse conforme a necessidade da população da região, por meio de diferentes técnicas expositivas: palestras, painéis, mesas-redondas ou outras pertinentes. As atividades são voltadas para  profissionais da área de saúde e de outras áreas afins às temáticas, que atuem em instituições dos municípios da área de abrangência da 8a. CRS. bem como, representantes de instituições de ensino, do Ministério Público, do Poder Judiciário, gestores, do controle Social, de movimentos sociais, acadêmicos, usuários dos serviços e demais interessados. Os resultados alcançados demonstram a oportunidade de aprofundamento científico nas temáticas de interesse regional, aproximação do SUS com a comunidade acadêmica, reflexão e mudança no processo de trabalho das equipes de saúde. Conclui-se que o Ciclo de Debates oportuniza um ambiente rico de trocas de experiências e conhecimentos, permite o crescimento profissional e a mudança da práxis alicerçada em evidências científicas.

Palavras-chave


Educação permanente, Sistema Único de Saúde, Ciclo de debates.

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