O RELACIONAMENTO DA EMPRESA TRADICIONAL COM A EMPRESA VIRTUAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO JORNALÍSTICO

Gabriella Lisbôa Helbert, Gilmar Luiz Colombelli, Adriana Porto

Resumo


Resumo: A internet vem modificando a maneira como as pessoas se relacionam, aprendem e compram. A população esta cada vez mais voltada para a praticidade, agilidade e necessidade constante de atualização. Para acompanhar todo esse avanço, as empresas atentas ajustam-se às novas realidades do mercado. As organizações virtuais tornam-se, portanto, importantes estratégias competitivas, de maneira que utilizam os avanços da tecnologia para competir: transformando-se, pelo menos em parte, digital. A tecnologia da informação (TI) é uma ferramenta que permite o desenvolvimento de novos produtos, serviços e mudanças na interação entre empresas e clientes. Em particular à pesquisa, as inovações tecnológicas têm viabilizado a aparição das organizações virtuais. O objetivo desta pesquisa, portanto, foi compreender como o Jornal do Povo, empresa tradicional do ramo jornalístico com 84 anos de atuação no mercado de Cachoeira do Sul/RS e região, desenvolveu uma estrutura virtual e os impactos encontrados nesse procedimento. Como resultados, verificou-se que o processo desenvolvido pela empresa foi com o propósito de acompanhar o mercado, uma vez que esse demanda grandes inovações por parte das organizações. Tratando-se de um jornal, que tem como principal objetivo disponibilizar informação e entretenimento onde o cliente quiser receber, tornando-se, consequentemente, ainda maiores essas necessidades. E para isso, foi preciso mexer na sua estrutura, comprar novos equipamentos e terceirizar serviços. Foi também identificado que há um expressivo cuidado com o conteúdo que se dispõe no sítio, pois o serviço foi projetado para promover a satisfação do cliente, utilizando textos persuasivos e atrativos, design adequado e fácil manuseio. Além disso, a preocupação da empresa é constante no que tange a confiabilidade e segurança das informações ali publicadas. Conclui-se que a empresa está inserida na plataforma virtual de forma complementar ao jornal impresso, pois buscou, através da TI, tornar-se virtual como estratégia competitiva frente à era da informação. 


Palavras-chave


internet; organização virtual; tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a Sistemas, Organização e Métodos - SO&M. São Paulo: Manole, 2010.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de Informações Gerenciais: Tecnologias da Informação e a Empresa do Sec. XXI. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LÉVY, P. O que é Virtual. São Paulo: Editora 34, 1998.

WALTON, Richard E. Tecnologia de Informação: O uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA