GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL

VIVIANE ALBERTO;, CAMILA BARRETO NUNES

Resumo


RESUMO

A gestação é uma experiência complexa e única que envolve a família, sociedade e questões culturais, mobilizando o meio onde esta gestante esta inserida. O pré-natal consiste no acompanhamento da gravidez por uma equipe multidisciplinar, pauta-se em diferentes demandas das mulheres de acordo com a evolução gestacional. O profissional de saúde necessita estar integrado a distintos campos de conhecimento, embasado cientificamente para prestar um atendimento ampliado, sendo capaz de atender as perspectivas, sanar dúvidas, compreender sentimentos e incentivar a gestante a buscar seu empoderamento. O pré-natal é uma oportunidade para os profissionais desenvolverem a educação como dimensão do processo de cuidar. O objetivo deste trabalho é destacar a importância dos grupos de gestantes na qualificação da atenção pré-natal. Estudo de campo, de caráter descritivo exploratório, com abordagem qualitativa. O período de coleta de dados compreendeu entre fevereiro e junho de 2014, por meio das técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo cinco enfermeiros e três médicos que atuavam nas Unidades de Saúde da Família da atenção básica de saúde de um município do Sul do Brasil e desenvolviam ações na abrangência da atenção pré-natal. A análise de dados baseou-se na Proposta Operativa de Minayo. A partir deste estudo, constatou-se o diferencial positivo nas ações de educação em saúde, como o grupo de gestantes, este se configura como um espaço de aprendizagem, participação ativa e garantia de autonomia das mulheres. A abordagem humanizada conforme preconizada pelas políticas de saúde promoveu a implementação de ações de enfermagem embasadas por princípios de qualidade.


Palavras-chave


Cuidado pré-natal, Grupo de Gestantes, Educação em Saúde

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ANVERSA, E.T.R. et al. Qualidade do processo da assistência pré-natal: unidades básicas de saúde e unidades de estratégia de saúde da família em município no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.28, n.4, p.789-800. abr. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual Técnico Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.

DUARTE, S.J.H. Motivos que levam as gestantes a fazerem o pré-natal: um estudo das representações sociais. Ciênc enferm, Chile, v.18, n.2, p. 75-82. fev. 2012.

MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.

MÜLLER, C.P.; ARAUJO, V.E.; BONILHA, A.L. Possibilidade de inserção do cuidado cultural congruente nas práticas de humanização na atenção à saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 09, n. 03, p. 858–865,. set/dez. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA