DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES DE FORMAÇÃO NA EMEI ALIANÇA-SCS

Deili Rosa, Stéla Piccin

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir acerca de ações de formação na EMEI Aliança de Santa Cruz do Sul. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Aliança está situada no Bairro Aliança, no Município de Santa Cruz do Sul-RS. Atualmente, atende 114 crianças de quatro meses até seis anos e conta com 35 funcionários entre monitoras, atendentes, professoras, serventes e estagiárias. Para qualificar as ações da escola, a gestão procura promover ações de formação com todos os funcionários da escola, pois considera que todos compõem o espaço educador. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão acerca de tais experiências de formação. Para tanto, utilizamos como metodologia os princípios da fenomenologia, pois a intencionalidade é descrever, refletir e não lançar explicações. Nesse sentido, as reflexões que estamos apresentando são oriundas das observações realizadas em 2015 e início de 2016, nas formações pedagógicas na EMEI Aliança.  A formação ocorreu através de reuniões pedagógicas, em turno inverso da jornada de trabalho, e contou com todos os profissionais que atuam na EMEI. O objetivo principal foi discutir os campos de atuação de cada profissional e a importância do coletivo nas ações da escola. Em função disso, consideramos que promover ações de formação nas escolas de Educação Infantil requer um processo contínuo, visto que sempre podem ocorrer novas situações, outros olhares e diversas compreensões. Problematizar e estudar acerca da docência na Educação Infantil é pensar acerca do humano, pensar como podemos qualificar o encontro entre adultos e crianças pequenas em espaços de vida coletiva. Em função disso, procuramos defender a Educação Infantil como uma etapa essencial, posto que é a iniciação na Educação Básica e, portanto, pode influenciar em todas as outras etapas de ensino, assim como no modo em que a criança aprende e se relaciona no mundo.


Palavras-chave


Formação; Docência; Educação Infantil.

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