LUDICIDADE, CORPOREIDADE E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO, É PRECISO!

Andresa Pires de Vargas, Vanessa Batista de Freitas, Julia Natiele de Souza Rodrigues, Carlos Rafael da Silva Lucas, Hítalo Gabriel Padilha de Lima Medeiros, Christiane Martinatti Maia

Resumo


O presente trabalho, tem por finalidade, problematizar as relações entre Ludicidade, Corporeidade e dificuldades de aprendizagem, com base nas ideias da corrente Histórico-Cultural e de seus colaboradores. O estudo de caso, de natureza qualitativa, constituiu-se como pesquisa participativa, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleta que abriga o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Desta forma, participaram da proposta investigativa, educandos que apresentavam diagnóstico de dificuldades de aprendizagem e que estão inseridos em turmas do primeiro ao quinto ano, nas quais haviam bolsistas participantes do projeto dos cursos de Pedagogia e Educação Física que atuam de forma interdisciplinar. As análises iniciais, apontam para a necessidade de (re)descoberta do corpo e do lúdico no espaço educativo, visto que conforme a seriação escolar avança, o brincar, o jogar desaparecem, progressivamente, das práticas educativas as quais alicerçam-se em metodologias tradicionais, colaborando com um fazer pedagógico padronizado que impossibilita a construção de conhecimentos através de atividades mediadas e compartilhadas. Assim, o grupo de licenciandos, através de distintas atividades lúdicas, buscou estruturar seu fazer didático-metodológico com vistas a prevenção das dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento global do educando em seus aspectos afetivo, cognitivo e motor. Ou seja, propiciar o brincar, o jogar, atividades teatrais, musicais, entre outras, como atividades estruturantes do fazer educativo, não apenas com o objetivo de trabalhar com os conhecimentos e conceitos não construídos pelos educandos, mas ressignificar o conceito de aprender e dos múltiplos processos pelos quais se alicerçam as aprendizagens do sujeito e suas interfaces sociais, culturais, econômicas, entre outras questões. Aprender que entre risos, movimentos, sons e afetividade, a (re)construção de conhecimentos estará presente, pois como diria Vygotsky, é através de práticas lúdicas mediadas, do brincar que o sujeito desenvolve a zona de desenvolvimento proximal.   


Palavras-chave


Ludicidade; Dificuldades de Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTIERI, A. Um corpo que se move, um corpo que aprende: a importância das atividades lúdicas e jogos no desenvolvimento infantil. Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS. Porto Alegre, 2005.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

MARQUEZAN, Reinoldo. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem. Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão, nº37. Santa Maria: LAPEDOC, 2000.

PINO, A. A Psicologia Concreta de Vygotsky: implicações para a educação. In: PLACCO, V. M. N. de S. Psicologia & Educação: revendo contribuições. São Paulo: EDUC, 2002.

PORPINO, K. O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN – Editora da UFRN, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA