CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Paula Cristina Galdino de Oliveira

Resumo


Mediante o contexto político-econômico pelo qual o Brasil tem passado nestes últimos anos, quando ajustes fiscais severos têm sido feito em setores fundamentais, como saúde e educação, diversas políticas de fomento a melhorias na educação têm sido questionadas em sua eficácia, sendo até repensadas. Nesse contexto, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010 e atualmente regulamentado pela Portaria 096/2013, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como um de seus objetivos maiores fomentar a formação inicial e continuada de professores para educação básica e, assim, contribuir para a melhoria da educação. Nesse contexto, este trabalho objetivou refletir/analisar em que aspectos o programa tem fortalecido/enriquecido a formação inicial dos licenciandos a partir das experiências vivenciadas no Subprojeto de Pedagogia do PIBID no Centro Universitário Luterano de Santarém - CEULS.  A metodologia configura-se numa pesquisa de campo, como estudo exploratório. Os resultados mostram que o programa proporciona experiências diversas e enriquecedoras na construção da formação, proporcionando sobretudo o desenvolvimento de sua autonomia docente, a partir da forte relação teoria, fomentando inclusive a formação do professor pesquisadores. Deste modo, o programa constitui-se, sem dúvida, numa política extremamente relevante para a melhoria da educação em nosso país.


Palavras-chave


Formação docente; PIBID; contribuições.

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Referências


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