REENCANTAR É PRECISO: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM UMA PREMISSA HISTÓRICO-CULTURAL!

Christiane Martinatti Maia, Maria Francisca Lopes Johnson, Rafael Costa da Silva, Rose Mary Cardoso da Rosa

Resumo


O Programa Institucional de bolsas de Iniciação à docência – PIBID, oportuniza que a relação teórico-prática construída no espaço da Universidade, seja colocada em prática, no cotidiano pedagógico, pelo licenciando, através da construção coletiva do planejamento, acompanhamento e mediações didático-metodológicas possibilitadas pelo coordenador do programa, supervisores e demais sujeitos envolvidos no processo. As aprendizagens proporcionadas aos bolsistas, incluem não apenas os conhecimentos sobre metodologia, propostas avaliativas, mas principalmente, a construção de novas perspectivas sobre o ensinar e o aprender em uma premissa Histórico-Cultural. Deste modo, o presente estudo, de natureza qualitativa, utiliza-se, da análise bibliográfica e de reflexões teóricas acerca das observações realizadas em campo, com vistas à problematização da importância do programa para a formação docente dos licenciandos. Desta forma, participaram da proposta investigativa, bolsistas dos cursos de Pedagogia e Educação Física que atuam de forma interdisciplinar em duas Escolas Municipais de São Jerônimo – Educação Infantil e Ensino Fundamental Incompleto. As análises iniciais, apontam que a articulação entre teoria, prática e mediação didático-metodológica oportunizada pelo PIBID, através de uma proposta calcada na corrente Histórico-Cultural desenvolvida nos espaços institucionais escolares pelo grupo, propicia aos participantes uma visibilidade diferenciada acerca dos processos de aprendizagem onde se busca, através das práticas educativas estabelecidas, o desenvolvimento global do educando em seus aspectos afetivo, cognitivo e motor. Ou seja, propiciar através do lúdico, atividades estruturantes do fazer educativo, não apenas com o objetivo de trabalhar com os conhecimentos e conceitos não construídos pelos educandos, mas ressignificar o conceito de aprender e dos múltiplos processos pelos quais se alicerçam as aprendizagens do sujeito frente suas interfaces sociais, culturais, econômicas. Ou seja, reencantar a estruturação do fazer educativo, reencantar os educandos em seus espaços educacionais – da Universidade aos espaços escolares.  


Palavras-chave


Metodologia; Formação Docente; Teoria Histórico-Cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Léa das Graças C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC: Editora Univille, 2003.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: Unimep, 1998.

BARREIRA, Carmen. Aprendizagem Significativa. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2013.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

DARSIE, M. M. P. 1999. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Cuiabá, Uniciências, v3: 9-21.

GADOTTI, M. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 1987.

LEONTIEV, Alexis. O homem e a cultura. O Desenvolvimento do Psiquismo. Ed. Horizonte Universitário, 1978.

MAIA, Christiane Martinatti (Org.). Introdução a Psicopedagogia. Canoas: ULBRA, 2016.

REGO, T. C. 1999. Vygotsky: uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Rio de Janeiro, Vozes, 138 p.

TEIXEIRA, Christiane Burkert. Ressignificacão da Identidade do Professor na Formação Docente. In: Revista Eletrônica de Ciências da Educação. v. 1, n. 3, jul. 2004. VASCONCELLOS, C. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.

VYGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras Escogidas: tomo II. Madri: Visor, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA