COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: A DOCENCIA DE BEBES E CRIANÇAS PEQUENAS NA EDUCACAO INFANTIL
Resumo
Este trabalho tem por objetivo promover uma reflexão sobre a complexidade da docência na educação infantil, que permeia experiências que possibilitam a vivencia com bebes e crianças pequenas. A pesquisa tem caráter bibliográfico, baseado em estudos como Morin (2011), Bachelard (2009), Richter (2008). As experiências são potencializadas pelas interações das quais o docente proporciona. A complexidade e aqui citada por abarcar entre outras coisas as diferentes significações históricas, que em determinado momento o entendimento do saber docente se baseava na ciência pautada ou relacionada de modo hegemônico ao paradigma cartesiano, o qual se dá em uma relação ao conhecimento estável e linear de sujeito com objeto. Diante disto o estudo da complexidade impulsiona a inter-relação entre docência, experiência, vivencia. O bebê e a criança pequena ao conviver em um espaço de vida coletiva, compreende que o seu mundo, também é vivido e compartilhado com outras crianças, outros seres, outros espaços e não somente o “seu espaço” o “seu mundo”, e o papel dos educadores/as reside em ampliar e redimensionar saberes e fazeres pedagógicos a partir do acolhimento ao universo das infâncias e das crianças, nas interações cotidianas com os bebês, nas interações com as famílias e/ou com colegas e demais profissionais que atuam na escola. Neste sentido, a complexidade surge para questionar a fragmentação dos conhecimentos. Diante de tais mudanças, os desafios impostos aos professores e aos pesquisadores estão em compreender e assumir o compromisso social que a profissão exige. A complexidade está no atual modo de visualizar o mundo, onde as mudanças são constantes, e não se pode negar sua multiplicidade. Na perspectiva da complexidade se destaca o princípio lógico da não exclusão da complexidade. O presente estudo não almeja encontrar respostas com fins entendidos como certos ou errados, mas permear a discussão relacionada educação de bebes e crianças pequenas na educação infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
______. A poética do devaneio. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: . Acesso em: 1 maio 2016.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RICHTER, Sandra Regina Simonis. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. (Coleção Educação e Arte, v. 2).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA