Escolha da profissão docente: incertezas e desafios

Letícia dos Santos Fogaça, Valdir Pretto

Resumo


Este artigo é resultado parcial de uma investigação que vem sendo realizada com uma turma que ingressou no curso de licenciatura em Pedagogia no primeiro semestre de 2015. Para isso, houve dois encontros semestrais com as estudantes, durante o ano de 2015, em uma instituição particular, localizada na cidade de Santa Maria – RS, Brasil. No primeiro e no segundo encontros havia, respectivamente, 18 e oito estudantes. Teve-se como objetivo, no primeiro momento, averiguar as percepções iniciais das alunas, acerca de como se constitui um professor e o porquê da escolha da profissão docente. Em seus registros, elas demonstraram entusiasmo inicial e baixa preocupação com os obstáculos que ainda serão vivenciados. Na passagem do primeiro para o segundo semestre, houve desistência de grande parte da turma. Desse modo, na segunda ocasião, teve-se a preocupação de indagar as estudantes se essas desistências haviam causado algum impacto na sua formação pessoal. Além disso, averiguou-se quais as disciplinas do currículo escolar estão entre as preferidas pelo grupo. Seus registros explicitaram que o entusiasmo demonstrado no primeiro encontro diminuiu e a baixa preocupação com os obstáculos a serem enfrentados aumentou e a disciplina Matemática foi citada como a mais difícil por quatro alunas. A metodologia aplicada foi qualitativa. A base teórica se fundamenta nos autores Sacristán (1998), Imbernón (2006) e Tardif (2007), autores que abordam a questão da formação docente como uma reflexão sobre a experiência, a teoria e a prática profissional. Pretende-se dar continuidade ao estudo acompanhando a turma semestralmente com propósito de investigar e verificar quais as mudanças de postura que irão ocorrer diante do amadurecimento de suas vivências profissionais.


Palavras-chave


Educação; Formação Docente; Pedagogia

Texto completo:

PDF

Referências


BEJARANO, N.R.R. & CARVALHO, A.M.P. Tornando-se Professor de Ciências: Crenças e Conflitos. Ciência & Educação, 2003. v. 9, n. 1, pp. 1-15.

Diretrizes Curriculares Nacionais: Pedagogia. Página disponível em: . Parecer CNE/CP nº 3, de 17 de abril de 2007. Acesso em 04 jul 2016.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006. Coleção Questões da Nossa Época; v. 77.

SACRISTÁN J. G.; GÓMES, A. I. P. Compreender e transformar o ensino, 1998. 4 ed., ArtMed.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 8 ed.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA