HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL

MARICLEN DA SILVA PEREIRA, LAISA XAVIER SCHUH

Resumo


Introdução: Abordar a autonomia do enfermeiro é de fundamental importância, visto que as suas decisões geram credibilidade entre os profissionais e confiança da equipe no enfermeiro, o que favorece o trabalho interdisciplinar. No entanto, uma série de fatores delimita ou impedem o exercício profissional do enfermeiro com liberdade e autonomia como a falta de conhecimento, de segurança, de recursos materiais e humanos e a desvalorização profissional. Em contrapartida, destacam-se como condições que beneficiam e favorecem a prática autônoma a valorização e o reconhecimento profissional, o vínculo com a comunidade e com a equipe e, também, a educação permanente. Objetivo: avaliar a relação entre o nível de habilitação do enfermeiro e a sua percepção sobre autonomia na prática profissional. Metodologia: pesquisa descritiva, de caráter quantitativo, realizada em Unidade de Internação, Setores de Complexidade e Ambulatoriais de um Hospital, bem como no Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e Pronto Atendimento em um Município do Interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado para coleta de dados uma escala de atividades de enfermagem, no modelo Nursing Activity Scale (NAS), validado no Brasil, que classifica a autonomia em três níveis. Foram entregues 20 questionários, sendo que apenas 12 foram respondidos. Resultados e considerações: 83,33% dos enfermeiros referiram possuir um alto nível de autonomia, sendo que os maiores índices foram constatados entre enfermeiros assistenciais em serviços ambulatoriais, na faixa etária de 30-39 anos e com mais de 3 anos de experiência. Os dois índices mais altos correspondem a enfermeiras coordenadoras de serviços, com idade superior a 40 anos, porém, apenas uma delas possui pós-graduação. Considera-se importante que novos estudos sejam realizados, com maior número de entrevistados para fortalecer ou confrontar os resultados em busca de ações que estimulem a prática em enfermagem com autonomia.


Palavras-chave


Autonomia Profissional; Enfermagem; Enfermagem Prática.

Texto completo:

PDF

Referências


BECK, C.L.C.; PROCHNOW, A.; SILVA, R.M.; PRESTES, F.C.; TAVARES, J.T.

Fatores que favorecem e dificultam o trabalho dos enfermeiros nos serviços de atenção à saúde. Esc anna nery(impr.) jul-set; 14 (3): 490-495. 2010.

KRAEMER, F.Z.; DUARTE, M.L.C.; KAISER, D.E.. Autonomia e trabalho do enfermeiro. Rev gaúcha enferm., Porto Alegre. 32 (3): 487 - 94. 2011.

MENEZES, S.R.T.; PRIEL, M.R.; PEREIRA, L.L.. Autonomia e vulnerabilidade do enfermeiro na prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev Esc Enferm USP. São Paulo. 45 (4): 953 - 8; 2011.

PRZENYCZKA, R.A.; LENARDT, M.H.; MAZZA, V.A.; LACERDA, M.R.. O paradoxo da liberdade e da autonomia nas ações do Enfermeiro. Texto Contexto Enferm. Florianópolis. Abr-Jun; 21(2): 427-31. 2012.

BALSANELLI, A.P.; CUNHA, I.C.K.. Ambiente de trabalho e a liderança do enfermeiro: uma revisão integrativa. RevEscEnferm USP; 48 (5): 938 – 43. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA