A identidade do aluno com deficiência na escola: percebendo o sujeito enquanto aprendiz

Cleusa Santos Haetinger

Resumo


Um dos desafios da educação escolar é desenvolver e/ou despertar no humano possibilidades para a formação da sua identidade, permitindo uma compreensão da totalidade humana num mundo plural. Para isso é necessário compreender o processo da constituição da história humana desde os primórdios até a atualidade, a evolução da escola neste contexto e a situação do “diferente” em cada etapa evolutiva. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de construção da identidade dos alunos com deficiência atendidos na sala de recursos multifuncionais da Rede Municipal de Educação de Cachoeira do Sul e como objetivos específicos; Caracterizar o perfil do aluno com deficiência na escola; Identificar a identidade que é atribuída no convívio familiar; Perceber como o professor da sala regular identifica o aluno com deficiência; Averiguar como o aluno se identifica como aprendiz na escola. A pesquisa foi realizada durante o segundo semestre de 2014 e no decorrer de 2015. Para tanto, buscou-se dirigir um olhar ao cenário que compõe e constitui a construção da identidade dos alunos com deficiência na rede Municipal de Educação de Cachoeira do Sul, qualificando o serviço de atendimento educacional especializado para contribuir na inclusão escolar e desenvolvimento social do município. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino regular, família do aluno com deficiência e alunos com deficiência atendidos na sala de recursos, das escolas da rede municipal de educação de Cachoeira do Sul. A pesquisa foi realizada através de um trabalho de campo, de cunho qualitativo. Com os dados deste trabalho de pesquisa concluímos que, o que se faz necessário para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva é a aproximação dos três eixos da pesquisa realizada, ou seja, um profundo conhecimento do “outro” envolvido no processo educacional, no ambiente familiar e o autoconhecimento. Apontamos também a diferença como parte integrante do ser humano, que necessita ser valorizada, pois se trata de um espaço de referência da singularidade humana. Sendo assim a deficiência não deve ser encarada como a identidade do sujeito.


Palavras-chave


Inclusão, Identidade, Educação

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