A ética nas Relações Humanas

Jéssica Suyan Ribeiro de Vargas, Nanci Felix Veloso

Resumo


Este trabalho cuja temática refere-se à ética nas relações humanas, foi desenvolvido com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. O projeto contemplou atividades práticas e lúdicas, através de uma gincana com grupo de alunos. Na gincana, os alunos realizaram diversas atividades, a partir da história da boneca Emília, personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Das atividades desenvolvidas destacaram-se o trabalho com música e encenação, as preferidas das crianças. Os alunos responderam questionários, fizeram listas com atitudes negativas e positivas observadas por eles nas relações entre as pessoas. Criaram cartazes coloridos e criativos ressaltando os ingredientes considerados por eles necessários para a criação de uma pílula falante. Também criaram pequenos textos sobre como devemos agir com as outras pessoas, que foram socializados com a turma, desenvolvendo a oralidade. Encenaram, em grupos, atitudes em que se observasse a ética ou a falta dela em situações do dia-a-dia. As crianças confeccionaram ainda, em cápsulas de remédios vazias, pílulas que ajudassem, na visão individual de cada um, a melhorar a sociedade e a vida das pessoas, além de participarem de dinâmicas e terem inúmeras oportunidades para expor suas opiniões e refletir as próprias atitudes. Desenvolver o tema ética provocou inúmeros aprendizados ligados ao uso da ludicidade para gerar pensamentos reflexivos nas crianças. O trabalho com o lúdico contribuiu para tornar a aprendizagem mais significativa. O projeto atingiu seus objetivos ao produzir novos conhecimentos com os alunos, motivando-os à vivência de atitudes éticas em sala de aula, bem como em outros espaços nos quais convivem. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA