INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumo
Autora: Elisângela Silveira Barbosa
Orientadora: Ms. Nanci Félix Veloso
ULBRA Cachoeira do Sul
elisbarbosa76@hotmail.com
RESUMO
O trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica desenvolvidas no terceiro ano, na Escola Municipal Ensino Fundamental Dr.Getúlio Vargas. As atividades desenvolvidas, na turma do 3° ano dos Anos Iniciais, visaram desafiar e levar os alunos a desenvolverem habilidades imprescindíveis para que ocorra a alfabetização. As observações foram essenciais para o conhecimento da realidade dos alunos, através do diagnóstico e alguns levantamentos realizados, para então tornar-se possível a intervenção pedagógica na turma e alcançar objetivos que pudessem contribuir de forma eficaz para um ensino de qualidade. A intervenção na sala de aula com os alunos e a convivência no ambiente escolar propiciaram para a acadêmica a aproximação com a realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, que oportunizam a articulação teoria e prática, decorrente dos estudados, pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico o que me permitiu mostrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. No contexto atual, para ser docente é imprescindível estar preparado para mediar aprendizagens, é fundamental ser competente nesta profissão. Além disso, compreende-se que a alfabetização é um processo de construção do conhecimento e, como tal, é desencadeada pela interação constante entre aluno e objeto de conhecimento. Desta forma, as atividades realizadas exploraram as habilidades e competências estabelecidas no plano de estudos para Anos Iniciais, além de envolverem momentos lúdicos como contação de histórias, brincadeiras, jogos, músicas, filmes e trabalhos artísticos. Portanto, programas como o Pibid constituem-se numa oportunidade riquíssima para o acadêmico do Curso de Pedagogia, pois é um desafio trabalhar com a formação humana e ao mesmo tempo gratificante, principalmente quando se consegue ver que através da prática pedagógica exercida, os objetivos foram alcançados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o ba-be-bi-bo-bu. São Paulo: Scipione, 1998.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA