O ALUNO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – AS DIFICULDADES E OS CAMINHOS PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO

Ander Niumar Plautz

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo o relato das atividades de Educação Física realizada com um aluno autista de grau moderado A pesquisa foi fruto de observação direta do trabalho de um professor. Como Instrumento de coleta utilizou-se um roteiro de observação, onde o foco foi o processo de inclusão na turma, juntamente com as dificuldades na realização das atividades e posterior reorganização das mesmas, de modo que o aluno desenvolvesse suas potencialidades. Após a análise dos resultados podemos observar através do depoimento da professora de Educação Física da Escola que: Muitas são as dificuldades dos profissionais envolvidos para trabalhar com a Inclusão desses alunos, ocasionados muitas vezes pela falta de conhecimento das necessidades especiais e qualificação profissional para atender o aluno autista e os demais alunos especiais no processo de inclusão. O aluno autista apresenta dificuldades em fazer as atividades propostas nas aulas e há necessidade de ter aulas redirecionadas a fim de contemplar essas necessidades atendendo assim a todos na turma. Outro fator de importância é o acompanhamento do educador especial e monitor para aluno com necessidade especial, e ainda a importância na busca pelo professor em uma qualificação profissional para complementar o seu trabalho em relação ao aluno com autismo e a sua inclusão.


Palavras-chave


Inclusão Educacional, Educação Física e Autismo.

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Referências


SILVA, Ana Beatriz B. Gaiato, M. B. REVELES, L. T. Mundo singular- aprenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

TEIXEIRA, G. Manual do Autismo: Guia dos Pais Para o Tratamento Completo. Editora Best Seller - Grupo Record, - SP, 2016.


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