Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - Eu e o Meio Ambiente

Suelem de Oliveira Melo, Édila Plate da Silva, Nanci Tereza Félix Veloso

Resumo


Este trabalho tem como finalidade relatar atividades de intervenção pedagógica constantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo geral deste projeto é divulgar as atividades realizadas pelas bolsistas, acadêmicas do curso de Pedagogia, atuantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Getúlio Vargas. Através da observação da turma e com base nos planos de estudo da instituição, construímos o projeto: Eu e o meio ambiente, com a intenção de proporcionar atividades que valorizem o meio ambiente, bem como a conscientização e o cuidado com a natureza. A Educação Infantil é uma etapa basilar para o desenvolvimento integral do infante nas dimensões sócio afetiva, cognitiva, psicomotora e psicológica. Nesta fase, é necessário promover atividades que visam o desenvolvimento de habilidades, hábitos e atitudes, através de métodos adequados à faixa etária. É imprescindível o cuidado, no que se refere a ação da criança, seus gestos, escolhas, atitudes e produções, para que possamos reconhecer suas necessidades e desejos, além de um olhar atento às peculiaridades de cada aluno, sendo necessário o ato de observar. Somente com esse olhar, o educador é capaz de obter uma metodologia que realmente faça a diferença. Falar sobre meio ambiente é imprescindível, ainda mais com alunos da Educação Infantil, é nesta fase que os educadores devem estabelecer a ideia de preservação, respeito e responsabilidade com a natureza, visto que, são princípios adquiridos ao longo da vida e, quanto mais cedo for trabalhado e incentivado, melhores são os resultados no futuro.


Palavras-chave


docência Educação Infantil Meio Ambiente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA