APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DO USO DE MAQUETES
Resumo
RESUMO
O presente trabalho apresenta aplicação de metodologia para o ensino de Geografia por meio de oficinas, na confecção de maquetes, realizadas pelos bolsistas do PIBID Geografia da ULBRA. Com essa metodologia se busca que os alunos desenvolvam competências e habilidades para aplicar os conceitos geográficos no processo de ensino para que haja uma aprendizagem significativa. Para isso foi definida a construção e maquetes como instrumento didático metodológico adequado para desenvolver o conteúdo relevo do continente africano. A maquete foi escolhida por exigir habilidades específicas na transposição de informações do formato bidimensional para o tridimensional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Não é o construir sem significado, mas construir o seu objeto de estudo e o utilizar nas representações espaciais de conteúdos geográficos. (Simielli, 1991).
Ao aluno, de acordo com essa visão, caberá o papel daquele que busca e constrói o seu saber através da análise das situações que se apresentam no decorrer do processo (BORIN, 1998, p.10-11).
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas. 3.ed. São Paulo: IME/USP, 1998
SIMIELLI, Maria Elena. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, A.F.A. (Org.) A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 92-108
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA