A PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE A EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR DOS FILHOS NA INFANCIA.

ANA CLÁUDIA STRAPASSON

Resumo


O objetivo da pesquisa é conhecer um pouco a percepção dos pais a respeito da Educação Física escolar dos seus filhos, e o que ela vem a contribuir no dia a dia dessa criança. Buscamos também conhecer como foi à vivência desses pais quando eles eram alunos, e se ainda continuam realizando atividades físicas frequentemente. Com a análise dos questionários a pesquisa poderá servir também como apoio aos professores de Educação Física sobre quais atividades os pais realmente gostariam que seus filhos tivessem no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida com 20 pais de 4 diferentes escolas, duas da cidade de Santa Maria- RS, uma da cidade de São Pedro do Sul e a outra de Caçapava do Sul, os alunos dos pais entrevistados tinham entre 6 e 11 anos de idade sendo 12 meninas e 8 meninos, o questionário foi respondido por 8 pais e 12 mães. Como resultado do trabalho produzido, constatou-se que: educação física traz sim inúmeros benefícios para o ser humano, pois é capaz de desenvolver as habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais, habilidades que são essenciais para formar um ser pronto para um bom convívio em sociedade, assim como a manutenção da saúde, apesar do conhecimento de todos esses benefícios foi possível analisar que a falta da prática da atividade física acontece devido à falta de tempo dos pais.

 


Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Família

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. PCN’s. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BONAMIGO et al. Como ajudar a criança no seu desenvolvimento. Porto Alegre - RS, Editora da Universidade UFGRS, 1982.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação. Rio de Janeiro. José Olímpio,2007.

SOUSA, Jaqueline Pereira. A Importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. Fortaleza, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA