CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NO PROCESO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS

Stefani Caroline Bueno Rosa

Resumo


RESUMO

A educação vem buscando diferentes técnicas didáticas para que o aluno aprenda de uma forma inovadora e prazerosa, no qual o aprender aconteça naturalmente. Entre estas metodologias podemos destacar as atividades lúdicas, que garantem resultados bastante positivos na educação. Para a utilização destes instrumentos didáticos se exige um extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. Este trabalho apresenta o trabalho realizado no programa PIBID-Geografia, da ULBRA. O planejamento, confecção de um jogo e elaboração de uma atividade lúdica para o tema África, foi desenvolvido em turmas de 8º ano do ensino fundamental. O desafio surgiu como proposta metodológica de oficinas utilizando como instrumentos didáticos jogos.   Neste sentido, a proposta evolui para a confecção de um jogo de quebra-cabeça constituído por mapas, fichas, figuras ilustrativas, sobre a África.  O objetivo da elaboração do jogo é apresentar ao aluno a divisão territorial e partilha do continente africano, entre os países europeus e estabelecer relação entre esse processo e as atuais estruturas sociais e econômicas no continente.


Palavras-chave


Educação; ensino; lúdico; geografia viva.

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