O ESPORTE DE AVENTURA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Fabiano Moraes Miguel, Artur Folgiarini, Bruna Souza

Resumo


Este projeto foi realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) subprojeto Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Cachoeira do Sul, com alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Milton da Cruz da mesma cidade, durante o ano letivo de 2014. O objetivo foi desenvolver o tema transversal da escola e do subprojeto, nominado Educação Ambiental, através do conhecimento e prática de esportes de aventura. Inicialmente os esportes foram trabalhados em sala de aula, paralelamente, a importância da preservação do meio ambiente também foi enfatizada. Aulas práticas foram desenvolvidas tanto dentro do pátio da escola quanto na área verde do campus da ULBRA Cachoeira do Sul, a fim de tornar real o contato com a natureza, o que é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência de preservação. Observou-se que toda a comunidade escolar abraçou o projeto, principalmente os alunos que demonstraram grande interesse pela prática dos esportes de aventura e respeito pelo meio ambiente, o que nos leva a acreditar que conseguimos sensibiliza-los sobre a necessidade de adotarmos hábitos sustentáveis e de respeito à natureza.


Palavras-chave


meio ambiente, esporte, aventura e educação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos Temas Transversais/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998

FIGUEIREDO, Juliana de Paula; SCHWARTZ, Gisele Maria. Atividades de aventura e educação ambiental como foco nos periódicos da área de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.19 n.2, p.467-479, abr./jun. 2013

PEREIRA, Dimitri Wuo. Pedagogia da Aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola / Dimitri Wuo Pereira, Igor Armbrust. – 1 ed. – Jundiaí, SP: Fontoura, 2010

RODRIGUES, Luis Henrique; DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física Escolar e meio ambiente: reflexões e aplicações pedagógicas. Disponível em: http://www.efdeportes.com/ revista digital – Buenos Aires – Ano 11 – n0 100 – setembro de 2006.

SCHWARTZ, Gisele Maria (Org.). Aventuras na Natureza: consolidando significados. – Jundiaí (SP): Fontoura Editora, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anais do Seminário Internacional de Educação - SIEDUCA