Higiene e Saúde como prioridade

Rosangela Silva Silva, Franciele Sanmartin

Resumo


Este trabalho tem por finalidade apresentar as práticas de intervenção pedagógica que foram realizadas nas duas turmas de 2° ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas de Cachoeira do Sul. Dentre as atividades realizadas durante o projeto, destacamos a contação de histórias, leitura de textos, exercícios de interpretação sobre o tema, brincadeiras com mímicas, confecção de cartazes em grupo, dinâmicas, palestra interativa de conscientização, análise de embalagens de produtos de higiene e catálogos de supermercados, apreciação de vídeos tratando da importância do tema e rodas de conversa. O âmbito escolar é propício para a aquisição de muitos conhecimentos, pois a escola tem um papel formativo, é importante considerar o estímulo a alguns aspectos básicos como a higiene dos alimentos, do corpo e dos ambientes. Os cuidados no preparo dos alimentos – lavagem cuidadosa e cozimento adequado, por exemplo – são capazes de eliminar organismos causadores de doenças sérias. As crianças assimilaram que é primordial ter uma boa higiene para adquirirmos boa saúde e bem estar, reconheceram que devemos ter hábitos de higiene no ambiente familiar e no escolar, aprenderam que existem maneiras corretas de escovar os dentes e tomar banho, por exemplo, e que esses hábitos devem ser praticados para que tenham uma vida melhor. A temática abordada foi de extrema relevância para as turmas pois os alunos adquiriram aprendizagens significativas através de atividades prazerosas e em vista disso, concluímos que nossos principais objetivos foram alcançados.


Palavras-chave


Higiene, saúde, Anos Iniciais

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Referências


BRASIL, Governo Federal, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Higiene e Segurança nas escolas. Brasília, 2008. Disponível em: Acesso em: 14 de jul de 2016.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da, et al. As artes no mundo infantil. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em : Acesso em: 17 de jul de 2016.


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