A RELEVÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA TRABALHAR O TEMA TRANSVERSAL ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

Angélica Inkelmann, Jessica de Jesus Jardim de Trindade, Diefferson Pache, Diever Silveira Leandro, Rodrigo Teixeira Castro, Rosane de Almeida Pena, Maria Cristina Chimelo Paim

Resumo


O objetivo do presente estudo foi desenvolver ações de promoção da ética mediante a aplicação de atividades lúdicas. Nas aulas são realizadas reflexões como, por exemplo, nas atividades de competição os alunos aprendem a ganhar e perder, ou seja, mostrar para estes que todos têm suas qualidades e que a agressão física e verbal durante e fora a pratica das atividades, trata-se de um ato digno de repudio. Desta forma as aulas de educação física servem para conscientizar os alunos dos anos iniciais, sobre a importância de valores para a melhora do convívio no âmbito escolar e minimizar a pratica de violência nas aulas em geral na escola. Participam deste trabalho os alunos de 1º a 3º ano das turmas de Educação Física do Ensino Fundamental turno da tarde, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado da cidade de Santa Maria. Como resultado do trabalho produzido, constatou-se que ao trabalhar o tema transversal ética vinculando este a perspectiva de trabalhar os bons costumes na escola, a conscientização dos alunos sobre o assunto foi valido para dentro e fora do âmbito escolar. 

 


Palavras-chave


conscientizar; educação física; ética

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